Skip to main content

Compagas alerta para a utilização correta dos aparelhos a fim de evitar acidentes com monóxido de carbono

 

O inverno chegou e deixar a casa quentinha e aconchegante pode se tornar um desafio. Por isso, durante a estação, o trabalho dos equipamentos a gás aumenta – afinal, nada melhor do que tomar um banho quentinho, relaxar em frente à lareira ou usar aquecedores para driblar o frio. Mas é preciso ter um cuidado redobrado com a instalação e manutenção destes aparelhos, principalmente durante os dias em que as temperaturas estão mais baixas.

Isso porque, para manter o calor dentro de casa, é normal que as pessoas deixem portas e janelas fechadas por mais tempo. E ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro, este gás é de difícil percepção e sua inalação pode ser fatal. “Por isso, indicamos a instalação dos aquecedores a gás na área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa”, explica Mauro Melara, gerente comercial da Companhia Paranaense de Gás (Compagas).

Além de manter a ventilação permanente no ambiente em que o aquecedor estiver instalado, é preciso que a manutenção dos equipamentos seja realizada periodicamente de acordo com as indicações do fabricante e por empresas credenciadas aos conselhos técnicos (CREA ou técnicos). “Para evitar acidentes, os equipamentos precisam ser instalados de acordo com as normas técnicas vigentes e devem ser mantidos em bom estado de conservação. Também é preciso ficar atento à vida útil dos aparelhos”, destaca Melara.

 

De acordo com o gerente da Compagas, uma dica para verificar se o equipamento a gás está funcionando de forma adequada é observar a cor da chama – que deve ser azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), o aparelho pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, é preciso chamar um profissional qualificado para revisar o equipamento e a ventilação.

 

 

Sobre a Compagas – Concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Estado do Paraná. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com mais de 45 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí, Castro e Arapoti.

Crédito: Valterci Santos
Fonte: Ieme Comunicação