Serviços

Tempo de entrega de mercadorias é fator decisivo para compras online

Volume de entregas realizadas pelos Correios registram crescimento durante a pandemia

 

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram abertas mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Mais de 107 mil novas empresas foram criadas na internet em pouco mais de dois meses. O índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie, aponta que as vendas online mais que dobraram (137,35%) ao comparar maio de 2020 com o mesmo período do ano passado, e o faturamento do setor, no mesmo período, seguiu essa tendência, com alta de 127,77%.

Em tempos de crescimento expressivo do mercado online, é preciso estar atento a todos os diferenciais para o cliente escolher determinada empresa. E o que está se destacando é o frete e rastreamento do produto. Segundo o CEO da SGPweb e franqueado dos Correios, Emerson Scholze, a entrega hoje é muito expressiva na decisão de compra. “O cliente passou a comprar mais online, mas não quer esperar semanas por sua mercadoria. Produtos com entrega grátis ou rápida tem maior rotatividade de vendas nas empresas”, afirma.

Para quem vende online, é importante colocar a entrega como ponto crucial no marketing da empresa. “Muitas vezes é mais atrativo inserir o custo do frete do produto e anunciar como frete grátis, do que ter os valores separados. O valor do frete interfere diretamente na decisão de finalização da compra”, alerta.

O especialista lembra, também, que a rastreabilidade do produto é fundamental, tanto para o consumidor, quando para a empresa. A SGPweb é um sistema que proporciona controle total na gestão dos envios, com informações antes da postagem, relatório completo do que foi enviado por departamento, por serviço e por data. A ferramenta permite fácil integração com marketplaces, e-commerces, ERP’s , CRM’s, e possibilita a análise de qualquer intercorrência no processo de entrega. “A empresa pode se antecipar para comunicar o cliente de um possível atraso, ou solucionar o problema antes mesmo do prazo final da entrega”, afirma.

Para empresas que pretendem escalar seus negócios, é crucial ter domínio do sistema de envio. Os Correios, por exemplo, oferecem pacotes para empresas, com descontos progressivos conforme o volume de vendas entregues. “Dependendo do volume, é possível conseguir valores até 22% mais baixos que os aplicados para uma única encomenda. A empresa pode usar essa negociação para definir o valor total do produto e oferecer o frete grátis aos clientes, um diferencial competitivo nas vendas”, explica Scholze.

Ter em mãos as informações de vendas, logística e rastreabilidade dos produtos torna a empresa mais organizada e confiável. “Quando o cliente tem alguma dúvida, ter as informações da venda mostra profissionalização e organização, e faz com que o cliente indique, recomende e volte a comprar na empresa”, finaliza.

Sobre a SGPweb:
A SGPweb é um sistema que proporciona maior controle na gestão dos envios, com a apresentação de forma fácil e intuitiva de informações antes da postagem, relatório completo do que foi enviado por departamento, por serviço e por data. A ferramenta permite fácil integração com marketplaces, e-commerces, ERP’s , CRM’s, e foi desenvolvida com foco nas mais atuais tecnologias voltadas para internet, com integração a diversos sistemas e empresas, para que a informação chegue fiel e em tempo real a todos os interessados no processo.

Crédito: Divulgação
Fonte: Trio Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar