Notícias Serviços

Curitiba ganha centro de treinamento para canoa havaiana, SUP e esportes náuticos

Já está de portas abertas em Curitiba um pioneiro centro de treinamento específico para esportes a remo como canoa havaiana, stand up paddle e surfski.

 

O Passaúna Trainning está localizado às margens da represa de mesmo nome e funciona dentro do complexo Passaúna Paddle Club. Aberto a atletas e também iniciantes, conta com simuladores de diversas modalidades e uma academia completa.

A estrutura oferecida surpreendeu um grupo de destacados atletas brasileiros e especialistas que esteve em Curitiba este mês para o lançamento do Passaúna Trainning. A visita técnica também marcou as comemorações dos cinco anos de batismo da primeira canoa havaiana do Paraná, realizado no local. Duas das mais vitoriosas equipes de canoa havaiana do país estiveram entre os visitantes que testaram as instalações, a He’e Nalu Roots, Cabo Frio (RJ), e a Dos Reis Va’a, de Ilhabela (SP). Também participaram os atletas Américo Pinheiro (treinador da equipe brasileira de SUP na mais recente edição dos Jogos Pan-americanos) e Marcelo Bosi (fundador do clube Canoa Brasília, um dos mais antigos do país) e João Castro, idealizador do Aloha Spirit Festival, evento de esportes náuticos que está entre os maiores do mundo.

Equipamentos de ponta
Entre os equipamentos do Passaúna Trainning, simuladores de remada que permitem o treinamento fora d´água são os destaques. Há aparelhos que reproduzem perfeitamente a movimentação dos remos de uma canoa havaiana, por exemplo. Como a represa ficam a menos de 100 metros, os atletas podem combinar o condicionamento físico e o fortalecimento muscular na academia com treinos embarcados.

“Criamos este centro com a consultoria de alguns dos melhores profissionais de medicina esportiva e preparação física do país. Também buscamos reunir os equipamentos mais modernos”, conta o empresário e remador Naideron Junior, que fundou o Passaúna Paddle Club ao lado da mulher, Kamilly Magno.

Conforme opinião dos atletas que participaram do treinamento, a estrutura não tem similar no Brasil e mesmo em outros países.

Paulo dos Reis, atleta de Angra dos Reis (RJ). Já foi campeão mundial de wind surf, campeão brasileiro de SUP e terceiro melhor do mundo de canoa havaiana individual na categoria 40+.
“Já participei de muitos mundiais em diferentes categorias e países. Em nenhum lugar do mundo eu vi algo assim, um centro de treinamento montado totalmente voltado para o remador destas modalidades: stand up, canoa havaiana e surfski. É um centro que abrange diversos objetivos. Temos aqui um projeto inovador que veio para mudar o conceito de treinamento no Brasil. Vai alavancar ainda mais o esporte no país”.

“Curitiba é uma cidade fria. Então tem dias que não vai poder remar pelo frio… mas aqui pode fazer em terra todo o treinamento que faria na água, e com acompanhamento de um profissional do lado. As pessoas tem que aproveitar”.

Simulador de remo no Passauna Trainning

Felipe Fonseca, atleta de Ilha Bela (SP).
“O que vemos aqui neste centro é muito fora da nossa realidade no país. Mesmo em nível mundial não temos algo tão completo. Este espaço precisa ser valorizado, pois vai dar um impulso muito forte para o esporte. Ficamos todos impressionados e muito felizes. Sem dúvida isto aqui será um centro formador de atletas. Temos aqui toda a estrutura específica para o treinamento destas modalidades. Assim, os movimentos que a gente pratica na água, podem ser todos feitos nesta academia, com fortalecimento muscular e correção da técnica”.

Henrique Vogel Quintanilha, atleta, campeão sul-americano de canoa havaiana
“Nem em viagens que fiz para fora vi uma estrutura tão boa como esta. É um grande diferencial o centro de treinamento físico com as canoas bem próximas. Este espaço vai servir como referência para o esporte”.

Carlos Ribeiro Chinês, atleta, da equipe He´e Nalu.
“Temos aqui uma estrutura de primeiro mundo. Não tem nada no Brasil que chegue próximo a isso. Vejo com isso um avanço muito grande para profissionalizar o esporte. Este é o caminho. O Va´a vem crescendo ano a ano, e o profissionalismo é fundamental para este crescimento”.

Américo Pinheiro, atleta.
“Estou há anos trabalhando no remo, especificamente no Stand Up Paddle, e também canoa havaiana. Para nosso esporte no Brasil, não tem nada igual. Nosso patrocinador é europeu e viajamos muito por lá. E mesmo na Europa nunca vi nada parecido. Treinei nas instalações do Comitê Olímpico Brasileiro, que são muito boas, algo uma estrutura voltada para o Va´a como esta, nunca vi. Estou realmente encantado. Isto é um sonho: ter um lugar que pudesse potencializar nosso esporte, com a profissionalização total. Não tem como ser um atleta que só treina na água. Se só treina na água, não vai chegar. É preciso trabalhar seu corpo para que ele esteja protegido e forte para receber a carga dentro d´água. Isso é feito pelos atletas de ponta, mas eles têm que ir para a academia de um lado e fazer o treino embarcado em outro local. Aqui você tem tudo lado a lado. Este centro de treinamento é o top do top! Aqui são oferecidas as condições para transformar um atleta no melhor atleta que ele pode ser”.

Serviço: Passaúna Trainning
Endereço: Rua Ângelo Marqueto, 2538 – Augusta, Curitiba – PR
Horário: todos os dias das 7h às 18h
Mais informações: (41) 99134-3044
Siga: www.instagram.com/passaunapaddleclub

Crédito: Divulgação
Foto Destaque: Equipes remando no Lago Passaúna
Fonte: FC Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar