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Cartórios de Imóveis do Paraná orientam sobre serviços online durante o surto de COVID-19

Serviços como pedidos de certidões e acesso a matrículas estão disponíveis pela plataforma www.registrodeimoveis.org.br

 

A propagação do novo coronavírus (Covid-19) tem sido motivo de preocupação em todo o mundo e uma das principais recomendações é que a população não frequente ambientes fechados e evite aglomerações. Por esta razão os Cartórios de Registro de Imóveis do Paraná estão orientando os cidadãos a utilizarem os serviços eletrônicos da Central Registradores de Imóveis do Paraná (www.registrodeimoveis.org.br), portal que reúne e engloba serviços de todos os 200 Cartórios Imobiliários do Estado.

A plataforma possibilita ao usuário solicitar e receber eletronicamente pedidos de certidões de imóveis de todo o Paraná, além de outras funcionalidades exclusivas, como a visualização da matrícula (registro original do imóvel), essencial para a identificação do proprietário e das informações do imóvel e a pesquisa de bens, que permite localizar propriedades, entre outros, reunindo mais de 3,7 milhões de imóveis cadastrados desde o ano de 1976.

Para Mariana Carvalho Pozenato Martins, presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) – entidade responsável pela Central –, o atual momento exige cautela. “A fim de colaborar com a preservação da saúde de nossa população, gostaríamos de incentivar a utilização da Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Paraná, pela qual é possível pedir certidões ou visualizar matrículas pela internet, sem sair de casa. Afinal, neste período em que as autoridades recomendam o isolamento social, como um ato de respeito ao próximo, devemos evitar visitas ao Cartório para solicitar serviços que podem ser obtidos pela internet”, explicou.

Serviços disponíveis

O principal serviço disponível é o de pedidos online de certidões de imóveis, que expedida em formato eletrônico, ou seja, por meio de arquivo digital, tem a mesma fé pública e validade jurídica da certidão tradicional em papel. O documento pode ser utilizado para lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário e quaisquer outros documentos públicos e particulares em geral.

Um dos serviços mais importantes oferecidos é o módulo de ‘Matrícula Online’, que permite a advogados, corretores, construtoras, incorporadoras, entre outros players do mercado, o acesso em tempo real à situação do registro (matrícula) do imóvel, podendo identificar quem é o proprietário e a situação legal do bem pesquisado. A imagem da matrícula pode ser impressa ou salva em arquivo PDF.

Outras informações sobre os serviços oferecidos pela Central Registradores de Imóveis do Paraná, acesse  www.registrodeimoveis.org.br ou entre em contato com a Aripar pelo telefone: (41) 3221-1022 ou e-mail: suporte@aripar.org.

Sobre a Aripar

Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) é a entidade representativa dos Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Paraná. Fundada em 21 de outubro de 2017, a Aripar é uma entidade sem fins lucrativos cujos esforços estão concentrados em contribuir com o aperfeiçoamento legislativo e jurídico do setor, buscando a melhoria constante da prestação de serviços imobiliários ao cidadão paranaense e a evolução tecnológica do setor.

Crédito: Divulgação
Fonte: Infographya

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