Skip to main content

Instituições se unem para dar apoio financeiro e estrutural a projetos de diagnóstico, combate e tratamento do novo coronavírus

 

O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, em parceria com o Governo do Estado e a Fundação Araucária, lançou uma chamada pública de R$ 1,4 milhão para empresas paranaenses que estejam desenvolvendo projetos que ajudem no enfrentamento à COVID-19. “O Sistema Fiep possui estrutura adequada, especialistas capacitados e conhecimento técnico para contribuir na busca por soluções para esta crise sanitária, e é isso que colocamos à disposição da sociedade com o lançamento deste edital”, afirma o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro.

O Diretor Regional do Senai Paraná, Jose Antonio Fares, acrescenta que, nesse momento de emergência e necessidade de soluções rápidas e eficazes, o processo de inovação aberta é um dos mais efetivos. “Procuramos encontrar bons projetos que já estejam em produção, mas que necessitem de escala e infraestrutura para atingir um grande número de pessoas. Vamos financiar e apoiar soluções para promover uma entrega mais rápida e efetiva para a sociedade”, diz.

Além do apoio financeiro para ser utilizado com a gestão dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação em todo o estado, as empresas receberão o suporte de estrutura e de equipe, com acesso aos laboratórios e pesquisadores do Senai. Os projetos devem envolver o diagnóstico, combate, tratamento e monitoramento da COVID-19. Como exemplo, estão soluções de serviço remoto de saúde, aperfeiçoamento de equipamentos de proteção individual (EPI), diagnósticos rápidos, respiradores pulmonares, tecnologias para ressonância magnética e tomografia, além de soluções para controle, monitoramento e prevenção de disseminação do vírus. “Por meio da pesquisa e inovação, a pandemia poderá ser minimizada”, pontua Fares.

Os projetos receberão aporte de até R$ 142 mil e precisam ser executados em até quatro meses. Podem participar da seleção empresas de qualquer porte com sede no estado do Paraná. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.saudetechpr.com.br até o dia 03 de maio.

SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

   Crédito: Divulgação   / Fonte: Cupola Agência