Dicas Notícias

Quartos contemporâneos vão muito além da função destinada ao descanso

Projetos apresentados na CASACOR Santa Catarina mostram que a máxima da vez são espaços que aliam conforto e tecnologia em favor do bem-estar 

 

Dormir, relaxar, ler um livro. O dormitório é quase que um refúgio particular dentro de casa. Lugar apropriado para o descanso e para recarregar as energias. Versatilidade que transparece nas criações da CASACOR Santa Catarina deste ano. Na mostra, realizada em Florianópolis, há uma seleção de ideias para transformar este ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante e inteligente, o que amplia as sensações de bem-estar e conforto dos usuários.

 

“Menos informação e mais descanso visual”, resumiu Martina Hasse, do Osa Arquitetos, sobre a proposta idealizada no Quarto Suna Reveev. Inspirado na palavra de origem japonesa que significa ‘areia’, o projeto revela uma pegada minimalista na funcionalidade do espaço, mas é carregado de história. Aliás, como referência ao tema ‘A casa original’ idealizado para a CASACOR – o original, como reforça a arquiteta – está na origem do ser humano, nas raízes e histórias de cada pessoa. 

 

Xodó no espaço, a cama Orgânica, desenho autoral da equipe OSA, tem no seu conceito a sensação de acolhimento. Seus contornos curvos, fluidos, e seu tecido felpudo, remetem às formas essenciais da natureza. “A curva quebra a formalidade, a seriedade e flutua no espaço, apesar do seu grande tamanho. A textura chama para o abraço, o toque”, explica.

 

O design que destaca um lado mais alongado, possibilita que ela sirva também como mesa de cabeceira, assento para calçar sapatos e tatame para meditar. E mais: além de multifuncional, a cama é tecnológica. Agrega conectores em USB, carregador de celular por indução, sistema de som embutido e iluminação por LED dimerizável, o que proporciona um efeito estético, mas também luz balizadora por todo o seu entorno, o que oferece segurança quando todas as demais luzes estiverem apagadas.

 

“Complementam a ambientação uma grande escultura formada por raízes residuais de uma árvore centenária de imbuia, dando maior ênfase ao tema da mostra, e a poltrona Aspas, mais conhecida como Chifruda, de Sérgio Rodrigues, peça que conversa diretamente com a cama, sugerindo o quarto também como um ambiente de trocas. O aconchego é potencializado pelo carpete que demarca o caminhar na área de descanso e convida a caminhar de pés descalços”, finaliza Martina.

 

Pensando no novo morar, com imóveis menores, de espaços reduzidos, Jeferson Branco projetou um quarto compacto, porém, funcional para integrar o estúdio ou como ele mesmo brinca, a quitinete Meu Coração Queima. O armário que acomoda o closet, também se transforma em home office.

 

“Tiramos um pé do gaveteiro e abrimos espaço para a bancada do escritório. Não é um armário todo fechado e isso também dá uma amplitude maior”, ressalta.

 

A cama Nuvem, design de Gabriel Bordin, é um convite ao descanso em meio ao caos. Com bordas que servem para sentar e calçar um sapato, foi repaginada com um tecido azul celeste, dando continuidade ao tom da mobília fixa, e que é carregado de memória afetiva. A mesinha de cabeceira ganhou forma a partir do uso do mesmo revestimento da parede, que lembra os antigos azulejos. O material foi ressignificado. 

 

Por fim, o cobogó, um elemento genuíno da arquitetura brasileira, que ora esconde, ora revela, divide o quarto da cozinha e do estar. “Integra, mas não descaradamente.”

 

 

Uma suíte para surpreender todos os sentidos

 

Graziella Oliveira e Allan Chierighini, da Progetta Studio, materializaram uma suíte com todos os elementos que o casal precisa para o seu descanso, relaxamento e um bom banho na concepção do Loft Íris. “ A ideia foi surpreender tanto pela disposição de  equipamentos quanto pelo layout, possibilitando múltiplas experiências, principalmente pelo uso da tecnologia.”

 

A começar pelo a área do box do banheiro que acomoda dois chuveiros com nichos e comandos individuais. A iluminação com cromoterapia pode ser integrada ao sistema de som para diferentes sensações.  Para a privacidade, persianas blackout. Ainda falando da área de banho, chama a atenção, no meio do quarto, uma banheira de imersão, demarcada por um generoso tapete redondo que é impermeável. Bem à mão, fica o toalheiro aquecido.

 

O roupeiro atrai olhares externamente com as portas de espelho fumê e internamente pela dimensão dos vãos e calor da madeira – um MDF pau ferro – que propositalmente faz relação com o forro do dormitório, executado em madeira de sucupira natural.

 

Por falar em teto, a televisão fica camuflada nele. O sistema flap possibilita ter TV ou não dentro do quarto e, quando em uso, pode ser direcionada para qualquer ponto por girar 360 graus.

 

A cama não poderia passar despercebida. O modelo escolhido pelos profissionais destaca dois colchões independentes e com articulação. Além de tomadas USB em ambos os lados, conta com iluminação funcional em todo o seu contorno, para o mínimo desconforto visual durante a noite.

 

Fornecedores cotistas nos quartos citados nesta matéria:

 

Quarto Suna Reveev – 4 Elementos, Marques Ambientes, Oriente-se, Reveev

Estúdio Meu Coração Queima – Evviva, Reveev, Portobello

Loft Íris – BTP Floors, Carol Cortinas, Deca, Kretzer Móveis, Pia Laus, Reveev, Studio Ambientes

 

 

Visite a CASACOR SC até 29 de agosto

 

Estes e outros projetos podem ser conferidos presencialmente no Espaço + UM, um novo hub de negócios e entretenimento, que inaugurou com a abertura da mostra, em Florianópolis, ou pelo tour 360 no site da CASACOR (www.casacor.abril.com.br). Para a visitação presencial, vale lembrar que os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na bilheteria on-line (link no perfil do Instagram @casacorsc).

 

É importante destacar que a CASACOR SC tem a parceria da Setur Floripa (Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis) para garantir uma experiência segura. A organização segue a determinação de todos os protocolos exigidos, respeitando o uso de máscara, álcool em gel, e a prática do distanciamento.

 

O bistrô, a choperia, o café e o wine bar, ambientes que operam durante a mostra, seguem todas as medidas de segurança, priorizando a saúde tanto dos visitantes quanto daqueles que trabalham nos espaços. Além disso, juntamente com a especialista CleanNew, é realizada diariamente a sanitização dos ambientes, antes da abertura da CASACOR.

 

 

PATROCINADORES CASACOR / SANTA CATARINA 2021

Deca, Tintas Coral, Espaço +UM, SCGás, Unifique, SETUR, Favretto, SEVEG.

 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

 

SERVIÇO:

O que: CASACOR / Santa Catarina – Florianópolis

Quando: 18 de julho a 29 de agosto

Local: Espaço + UM – Rodovia SC-401, nº 6977, Florianópolis

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc

Site: https://casacor.abril.com.br 

Ingressos à venda: https://casacorsantacatarina.byinti.com

 

Crédito: Romário Couto

Fonte: Luciana de Moraes

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar