Skip to main content

Encontrar fornecedores de água potável é um dos maiores desafios que os municípios enfrentam

 

Alguns municípios dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já estão realizando a operação de higienização de ruas como mais uma medida contra o coronavírus. A medida busca diminuir a ocorrência de infecções nas ruas, já que o vírus pode sobreviver por até três dias em superfícies de aço inoxidável e plástico, tempo suficiente para ser contraído por outra pessoa. A iniciativa se mostrou eficaz e é inspirada nas práticas de controle e prevenção da doença realizadas em Wuhan, na China, onde hoje o coronavírus já está completamente sob controle.

Entre os desafios, uma das principais barreiras que os municípios encontram para a realização da medida é encontrar fornecedores do material necessário para a higienização, como a própria água, que deve ser considerada potável, além de seguir uma série de cuidados especiais. É o que explica Carlos Alexandre Marconcini, diretor administrativo da Só Água Potável, uma das principais fornecedoras da matéria-prima na região sul do Brasil, “a água utilizada para a higienização de ruas contra o convid-19 deve seguir uma série de critérios especiais. Por parte da nossa empresa, por exemplo, fornecemos a mesma água utilizada para consumo humano, com qualidade 100% potável, clorada entre 0,2 ppm a 2 ppm, conforme orienta a legislação brasileira”, garante.

Pioneiro na ação inédita de combate ao coronavírus no Brasil, o município de Nova Veneza, na região sul de Santa Catarina, foi o primeiro a implementar a ação no dia 23 de março. Por lá, foram mobilizadas equipes de higienização e limpeza para desinfectar as principais ruas comerciais da cidade. De acordo com o prefeito do município, Rogério José Frigo, “os equipamentos e produtos utilizados [na limpeza] são capazes de minimizar os riscos de contaminação, tendo em vista, sua ação imediata e com algum poder residual dependendo da superfície de contato”, revela. Até então, o município não registrou nenhum caso confirmado de covid-19.

Municípios de outros estados do Brasil também aderiram a medida de controle por limpeza de ruas nas últimas semanas, como Belo Horizonte (MG), Caieiras (Grande SP), Sagres (SP) e Niterói (RJ). A ação foi confirmada pelas prefeituras municipais dos respectivos municípios. A tendência é que, nas próximas semanas, novos municípios comecem a aderir a prática, principalmente aqueles onde já acontecem transmissões locais do covid-19. Os governos estaduais e prefeituras municipais de cada local devem apresentar novos planos já nos próximos dias.

Caminhões da Só Água Potável realizam higienização

Como é realizada a higienização das ruas
Normalmente aplicada pela Defesa Civil, a higienização é realizada nas principais ruas dos municípios. Em um caminhão, é concentrada uma mistura de cloro, sabão e água, que é lançada sobre toda a extensão das ruas e calçadas, eliminando qualquer presença do vírus sobre o chão, placas e muros. Depois da aplicação da mistura concentrada, mais um jato de água é arremessado sobre as superfícies, para tirar o excesso de produto. Em alguns municípios, ainda, é lançado um desinfetante para garantir a exterminação do vírus. Para maior eficácia da ação, é recomendado que veículos não estejam estacionados nas ruas.

O diretor administrativo da Só Água Potável, Carlos Alexandre Marconcini, ainda destaca a durabilidade da prática. “A técnica de desinfecção tem durabilidade de três meses em ambientes externos e seis meses em ambientes internos. Em cidades como Wuhan, na China, foram práticas essenciais para o combate do coronavirus”, salienta.

Sobre a empresa
Só Água Potável está no mercado há 12 anos trabalhando no ramo de soluções em água. Uma empresa em constante evolução no ramos de transporte e abastecimento de água potável com sucesso e crescimento.

Para quem?

A Só Água Potável atende diversos setores, tais como: Industrias de grande a pequeno porte, Usinas, estaleiros, portos, aeroportos, condomínios, hotéis, hospitais, fast-foods, residências, entre outros. Buscamos a melhor solução para você, seja treinando e qualificando nossa mão de obra ou investindo em equipamentos mais eficientes.

Informações:
?0300 643 4568
?(47) 3363-7485
contato@soaguapotavel.com

Crédito: Divulgação – Só Água Potável
Legenda Foto Destaque: Caminhões da Só Água Potável realizam higienização e limpeza de ruas.
Fonte: Feat Design