Skip to main content

Ações implantadas garantiram a ISO 14001 e muitas vieram dos funcionários

Os cuidados ambientais e as melhorias de processos nesta área são uma busca constante para as empresas, principalmente daquelas que estão em busca da certificação ISO 14001, de Gestão Ambiental.

No Paraná, 102 empresas possuem o selo que chancela como realizam ações de sistema de Gestão Ambiental, expandindo-as para práticas sustentáveis a clientes e organizações externas.

Entre essas instituições, é possível destacar como duas empresas de transporte coletivo, a Viação Santo Ângelo e a Auto Viação Santo Antônio, com operações na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, alcançaram a certificação ISO 14001/, que além da Gestão Ambiental leva em conta a cadeia de valor, ciclo de vida e outros requisitos para a certificação.

Em uma ação inédita, incentivados pela diretoria do Grupo Noster – do qual as empresas fazem parte – os colaboradores trouxeram ideias e ações que poderiam ser praticadas todos os dias e impactarem na mudança de hábitos internos e externos. “Estou na empresa desde 2015 e acompanhei todo o processo de implantação dos projetos e ideias que vieram tanto dos funcionários quanto da diretoria. Trouxemos os hábitos que tínhamos dentro da nossa casa para cá e os resultados são muito bons”, destacou o almoxarife líder na empresa, Carlito Nunes da Silva.

Carlito conta ainda que atualmente existe um movimento familiar de cuidados com o meio ambiente. “Na empresa separamos o lixo, reaproveitamos a água, preferimos materiais mais sustentáveis e tudo isso coloco em prática dentro de casa. Tenho um filho de 13 anos e desde pequeno ensinei para ele que não se joga lixo na rua, que é necessário fazer a separação e que as nossas pequenas atitudes do dia a dia vão refletir diretamente na melhoria do futuro dele e dos seus filhos”. 

De acordo com o Diretor Geral das empresas, Edilson Miranda, os colaboradores foram provocados e as respostas foram 100% positivas. “Praticamente todos os dias recebíamos novas ideias de como poderíamos melhorar a nossa gestão ambiental e acredito que essa ação faça com que até hoje todos estejam engajados nessa missão de cuidar do meio ambiente”.

Entre as ações, podem ser destacadas:

  • Troca de copos descartáveis por canecas reutilizáveis;
  • Implantação de uma estação de tratamento para efluentes líquidos, ou seja, ao invés de descartar a água de lavagem dos veículos ela passa pelo tratamento e é reutilizada;
  • Instalação de painéis solares;
  • Coleta seletiva, disponibilizadas lixeiras coloridas e identificadas com cada resíduo nos setores, campanha e treinamentos;
  • Instalação de uma central de resíduos onde existe a identificação e separação dos dejetos.

Sobre o Grupo Noster

O Grupo Noster é uma corporação genuinamente curitibana que há mais de 70 anos investe no desenvolvimento e crescimento da cidade e do país. Os empreendimentos do Grupo Noster integram setores estruturais da economia, nas áreas de incorporação civil, transporte coletivo, locação de imóveis e geração de energia. Comandado por acionistas que nasceram e cresceram em Curitiba, conquistou credibilidade e o respeito do mercado por entender e conhecer profundamente seus anseios e necessidades, empregando na gestão de suas empresas os valores da tradição, da solidez e da confiança. Uma corporação familiar gerida dentro daquilo que há de mais moderno em termos de governança corporativa, o Grupo Noster reúne as empresas pertencentes aos herdeiros de Alfredo Gulin, um dos precursores do transporte coletivo de Curitiba. Sua formação é consequência da divisão das empresas da família Gulin, realizada entre 1993 e 1997. Da cisão resultaram quatro grupos empresariais, entre os quais está o Grupo Noster. O grupo é uma organização cujas empresas zelam pela eficiência operacional, pela integridade nas práticas de negócio e pelo respeito aos funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e investidores. O Grupo é formado pelas empresas Auto Viação Santo Antônio, Viação Santo Ângelo, AlleanZa Participações, Víncere Locações e Víncere Incorporadora.

Fonte: Excom

Foto: Divulgação/Excom