Skip to main content

Segurança, diversão e informações garantem moradia tranquila aos idosos

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 204,9 milhões de pessoas existentes no país, 14,3% delas têm acima de 60 anos, percentual que tende a dobrar.

Para que os idosos de hoje e do futuro tenham qualidade de vida, é preciso garantir direitos em questões como saúde, trabalho, assistência social, educação, cultura, esporte, habitação e meios de transportes.

Pensando na habitação, muitos condomínios, construtoras e incorporadoras estão apostando cada vez mais em empreendimentos com ambientes acessíveis e planejados para todas as necessidades da terceira idade.

Segundo o fundador da administradora de condomínios Gaboardi & Gomes, Rodolfo Gaboardi, é cada vez mais importante oferecer condições seguras para os idosos, sendo moradores ou não.

“Todo condomínio deve disponibilizar rampas de acesso, corrimãos, elevadores, piso antiderrapante nas áreas comuns. Além disso, os ambientes não podem ser mal iluminados ou estar com luzes queimadas, pois pode acontecer de estar escuro e o idoso cair, por exemplo”, explica Gaboardi.

O empresário também destaca a importância do condomínio ter funcionários capacitados para realizar procedimento de primeiros socorros e, também, atenciosos que consigam ter paciência para lidar com o público mais velho.

Não é de responsabilidade dos outros condôminos, mas sempre é bom que o idoso, caso more sozinho, tenha alguém de confiança no prédio. “Sempre deixo claro, para os síndicos dos condomínios que atendo, para caso haja pessoas acima de 60 anos morando, que eles tenham todos os dados possíveis do morador, como, por exemplo, telefone dos filhos, dados do plano de saúde, entre outros e, também, tentar descobrir limitações e possíveis doenças, para melhor agir em caso de emergências”, conta Gaboardi.

Apesar de muitas vezes ter diversos empecilhos, lidar com os idosos pode trazer uma boa troca de experiências de vida e, também, diversos aprendizados, além de um bom café da tarde com uma conversa cheia de histórias.

Sobre a Gaboardi & Gomes
A Gaboardi & Gomes foi fundada em 2001, desde então, atuando na área de administração de Condomínios, com a preocupação em oferecer serviços personalizados, que satisfaçam as necessidades de seus clientes, buscando planejamento e valorização de seu patrimônio.

Crédito: Divulgação
Fonte: My Comunicação