Notícias

Consumo consciente: confira 5 dicas para evitar o desperdício de energia elétrica

Com mais tempo em casa, algumas medidas simples garantem a melhor vida útil dos equipamentos elétricos e economizam energia

 

Com o isolamento social, as pessoas estão permanecendo mais tempo em suas casas, usufruindo do lar de maneira segura e confortável. Muitos ainda estão em home office, usando ao longo do dia a infraestrutura da casa, por isso, o uso de aparelhos elétricos é intensificado. Com as baixas temperaturas, a água mais aquecida se torna fundamental no período. Dessa forma, é necessário adotar medidas que evitem o excesso no consumo de energia elétrica.

O chuveiro elétrico é aquele item essencial para um dos momentos mais relaxantes do dia: o banho. Por isso, é preciso cuidado especial no seu uso e manutenção, para ter a garantia do pleno funcionamento, sem necessidade de reparos. Devido à pandemia, muitos condomínios não permitem a entrada de equipes de manutenção, que, por sua vez, também estão com menor oferta e turnos reduzidos de trabalho.

Algumas dicas simples ajudam a prolongar a vida útil do chuveiro, dentre outros equipamentos elétricos, e devem ser praticadas por toda a família, evitando também o desperdício de energia elétrica. Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, explica como preservar o aparelho e evitar prejuízos:

De olho nos horários.
Uma medida simples é evitar tomar banho no início da manhã ou após às 22h, quando as temperaturas estão mais baixas, o que exigirá trabalho redobrado da potência do chuveiro. É necessário também evitar os horários de pico de uso, que costumam ser das 17h30 às 20h30. Dessa forma, as companhias de energia elétrica não ficam sobrecarregadas e, consequentemente, não ficam comprometidas com o fornecimento para todas as regiões.

Tudo ligado ao mesmo tempo.
Secador de cabelo, máquina de lavar roupas, torneira elétrica e chuveiro? Evite! Vários aparelhos funcionando simultaneamente sobrecarregam a rede de energia elétrica.

Controle ao alcance das mãos.
Um banho com a temperatura desejada do início ao fim é possível com os chuveiros eletrônicos, que oferecem controle ideal da temperatura e, consequentemente, economia. Podem ser encontrados modelos com haste prolongadora ao alcance das mãos, que permite a escolha gradual e precisa da temperatura de forma rápida e simples, como ajustar o volume do rádio.

Preserve e economize.
Apesar do conforto de um longo banho, o ideal é que não seja ultrapassado o tempo de oito minutos. Ficar muito tempo embaixo do chuveiro sobrecarrega o aparelho e desperdiça água. É necessário monitorar o tempo do banho das crianças também, uma vez que a distração com brincadeiras pode acarretar prejuízos maiores.

“Com as temperaturas mais baixas e toda a família em casa, ninguém quer ficar sem o banho quente, afinal, o banho é o aliado perfeito para despertar ou após um longo dia de tarefas. Portanto, ficar atento às dicas simples que garantem a durabilidade dos equipamentos, ajuda no consumo consciente de energia elétrica”, explica Suguino.

Crédito: Divulgação Lorenzetti
Fonte: Press a porter

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar