Notícias

Clínica Vacinne disponibiliza óculos de realidade virtual para vacinação infantil

Segundo estudo, pacientes que usaram a tecnologia tiveram uma queda média de 24% na escala de dor

 

A vacinação é um momento delicado para crianças e suas famílias, por conta da insegurança e medo da agulha. A Clínica Vacinne investiu em um óculos de realidade virtual para tornar esse momento menos estressante. Segundo a enfermeira especialista em vacinação, Renata Quadros, o óculos funciona como uma distração no momento de aplicação do imunizante. “A ansiedade e o nervosismo, tanto das crianças, quanto dos acompanhantes, torna muitas vezes a vacinação mais difícil e ainda aumenta a percepção da dor”, explica.

Com a tecnologia, a criança pode escolher o filme ou desenho de sua preferência, que oferece uma distração durante a aplicação. “Os óculos podem ser usados também por adultos que apresentem fobia de agulhas, chamado de aicmofobia”, lembra a especialista. Estima-se que esse temor afete até 10% da população mundial.

Uma pesquisa realizada pelo hospital americano Cedar-Sinai, mostrou que pacientes que usaram os óculos de realidade virtual tiveram uma queda média de 24% na escala de dor. Outro estudo, publicado no National Center for Biotechnology Information (NCBI), concluiu, a partir da técnica de imagem por ressonância magnética funcional (FMRI), que as partes do cérebro ligadas à dor são menos ativas quando um paciente está imerso na realidade virtual: o uso da tecnologia acalma o sistema nervoso e  limita o processamento da dor. 

A Clínica Vacinne oferece uma gama completa de vacinas exigidas pelo Calendário Nacional de Vacinação, com opções indicadas para manter a saúde em dia, além de uma unidade de coleta do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas. “Estruturamos um espaço para que todo o processo, desde a chegada, documentação e aplicação da vacina, aconteça da forma mais rápida possível, diminuindo assim o tempo de permanência na clínica e possíveis tensões”, explica Quadros.

 

Sobre a Clínica Vacinne:

Com foco no diagnóstico, prevenção e controle de doenças, a Clínica Vacinne conta com uma gama completa de vacinas exigidas pelo Calendário Nacional de Vacinação, em um amplo e moderno espaço, possibilitando que todo o processo, desde a chegada, documentação e aplicação da vacina, aconteça da forma mais rápida possível, diminuindo o tempo de permanência na clínica e possíveis tensões. Anexo, um posto de coleta LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, realiza mais de dois mil tipos de exames e traz a segurança e excelência dos serviços prestados há 30 anos. A Clínica Vacinne fica no Ahú, na Av. Anita Garibaldi, 2075.

 

Crédito: Divulgação

Fonte: Trio Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar