Skip to main content

Entre os meses de agosto de 2015 e janeiro de 2020, mais de 5 mil pessoas adquiriram um curso de desenho lançado pela Web Mentoring – empresa que auxilia especialistas na construção, gerenciamento e venda de cursos por meio de lançamentos digitais. Deste número, 35% apontou que a compra tinha foco na recuperação da saúde mental. De acordo com dados do Conselho Federal de Farmácias, as vendas de medicamentos psiquiátricos dispararam em 2020.

 

O número chamou atenção do CEO da Web Mentoring, Rodrigo Volponi, que resolveu entender como cursos online poderiam ajudar pessoas a passarem pelo confinamento da pandemia com poucos prejuízos à saúde mental. De acordo com Volponi, tratou-se de um curso de desenho realista com o Charles Laveso – professor de desenhos há 20 anos. ”Fizemos uma pesquisa com os alunos deste treinamento e descobrimos que grande parte destes clientes alegaram que estavam com algum tipo de depressão, ou no mínimo, deprimidos, e encontraram nestes cursos a possibilidade de resgatar a nostalgia da infância. Muitos também disseram que fazer o curso os ajudaram a superar a depressão”, explica Volponi.

 

Rodrigo, que é estrategista digital e especialista em Marketing Digital, explica que um curso pode ativar gatilhos emocionais positivos nas pessoas. ”Uma mãe que compra um curso sobre como maternar durante a primeira infância, pode compreender melhor o que ela está vivendo e sentindo naquele momento, assim como conhecer outras pessoas que passam pelas mesmas situações. A pandemia escancarou a necessidade de aproximar a tecnologia às pessoas. É por isso que os resultados do mercado online cresceram radicalmente nos últimos meses. Assim como as pessoas que encontram nos cursos online a possibilidade de um tratamento adicional ao convencional”, afirma.

 

Além disso, o executivo decidiu ampliar a pesquisa para conhecer o perfil de outras pessoas que buscavam diferentes cursos que foram lançados pela Web Mentoring, ”Detectei que esta mesma demanda se repetiu além do nicho de desenho, na arquitetura, em cursos de música e também em treinamentos do nicho religioso. O fato é: cursos ajudam as pessoas a resgatarem-se de vivências estressantes. Pode funcionar como um tratamento adicional aos demais existentes, psiquiátrico e psicológico”, ressalta.

 

Crédito: Divulgação

Fonte: Fala You