Skip to main content

Soluções inteligentes e eficazes  em Segurança Pública  são mais do que necessárias no Brasil.

 

De acordo com o 12º Anuário de Segurança Pública, de 2018, (www.forumseguranca.org.br),  o Brasil registrou 175 homicídios por dia no ano passado, foram 63.880 mortes violentas intencionais apesar do país gastar uma fortuna nesta área, cerca de R$ 408,13 por cidadão brasileiro, representando  1,3% do PIB.

Por este motivo os Postos Eletrônicos de Inteligência em Segurança Pública, criados pela empresa paranaense Helper estão revolucionando este setor, atuando com um caráter inibidor e preventivo de crimes e pequenos furtos.  Algumas cidades no Brasil já estão investindo fortemente em novas tecnologias disruptivas nesta área, como é o caso de Cotia (SP), na Região Metropolitana de São Paulo.

 

A cidade aderiu aos totens da Helper, que monitoram e atendem a situações de emergência, remotamente e de forma interativa, inibindo a ocorrência de crimes e otimizando o emprego de recursos públicos. Com de 4 metros de altura, batizados de Postos Eletrônicos de Inteligência em Segurança Pública, os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos da cidade e lançados, em cerimônia oficial no último dia 20 (sábado), tornando praças, ruas, pontos turísticos e regiões mais seguras e atrativas economicamente.

 

De acordo com o prefeito de Cotia (SP), Rogério Franco, a solução faz parte de uma série de políticas públicas municipais que visam elevar a qualidade de vida da população, com a ajuda de tecnologia embarcada nos variados níveis da administração e transformando Cotia “na cidade do amanhã”.

Por sua presença ostensiva e roupagem da Guarda Municipal, o equipamento tem como principal função prevenir e inibir a criminalidade, disparando alertas, propagação de mensagens educativas e comando de voz remoto, chamando a atenção das pessoas e orientando pedestres, motoristas e ciclistas.

Os postos são capazes de capturar imagens, em longa distância, num raio de 360 graus, em alta definição e baixa luminosidade (à noite), realizando gravação contínua e transmissão de imagens, voz e dados para um centro de controle de inteligência em segurança pública.

Com a solução, os agentes municipais poderão, por exemplo, identificar situações suspeitas, oferecendo reforço às patrulhas que fazem monitoramento físico no local. E o cidadão será capaz de interagir com o centro de controle, acionando um botão de emergência, que cria um canal de interação em tempo real com a Guarda Municipal, dando assim agilidade ao atendimento.

 

“O desejo dos moradores de uma cidade é saber que estão sendo protegidos pelo poder público e essa tecnologia veio para somar esforços ao efetivo policial, num trabalho de inteligência e combate ao crime”, destacou o diretor comercial da Helper Tecnologia, Edison Endo.

Com identidade visual das forças policiais, que lhe atribui presença e um caráter altamente ostensivo e preventivo, os Postos Eletrônicos de Inteligência em Segurança Pública têm elevado os níveis de segurança em diversas outras cidades do país onde a solução já foi implantada, com resultados extremamente satisfatórios.

http://novo.cotia.sp.gov.br/2018/10/17/prefeitura-lanca-o-programa-cotia-segura-no-sabado-20-10/

Crédito: Divulgação
Fonte: Conexa Comunicação