Agenda Lifestyle

Concerto de Natal beneficente terá entrada gratuita no Teatro Positivo

Apresentação adiciona tecnologia e interatividade a espetáculo de música e dança

 

Um terrível perigo ameaça o Natal! Mas Cifras, o duende ajudante do Papai Noel, poderá salvá-lo. Esse é o enredo do Concerto de Natal Positivo, um musical interativo que promete encantar não apenas às crianças no dia 13 de dezembro (sexta-feira), no Teatro Positivo, em Curitiba. A aventura envolve músicos de orquestra, cantores, atores, artistas circenses, bailarinos e coral, unindo diversas artes à tecnologia, como projeções e telas de LED. Tudo sincronizado com as luzes ao comando do maestro. A entrada é gratuita, mediante doação de um brinquedo ou quilo de alimento não perecível.

Sob a direção geral de Octávio Nassur, o espetáculo conta uma história de Natal por meio da música, da dança e do teatro. Cifras, o ajudante do Papai Noel, percorrerá os reinos de Beethoven, Tchaikovsky e outros compositores clássicos em busca das fadas da música: Ritmo, Harmonia e Melodia. Com a ajuda delas e das famílias na plateia, Cifras percorrerá uma incrível aventura para salvar o Natal. 

Os artistas que compõem o espetáculo não são grupos formados. Eles foram selecionados um a um, em Curitiba e São Paulo, conforme os seus talentos e especificidades do Concerto. “A peça é um modelo inovador de narrativa, apresentando uma saga Natalina por meio de uma história encantadora, envolvente, trazendo a tecnologia e a imersão da plateia em um grande show audiovisual”, conta Marcelo Franco, diretor do Teatro Positivo.

Entre os clássicos do repertório estão algumas operetas de “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, incluindo a Dance of The sugar Plum Fairy (em tradução literal, A Dança da Fada Açucarada) e a Sinfonia Número 6 em Fá Maior, de Beethoven, também chamada de “Sinfonia Pastoral”. Nela, o compositor não queria que a obra fosse executada como um simples “quadro sonoro”, mas como uma expressão de sentimentos. É a obra mais conhecida da fase romântica do compositor.

Neste ano, o concerto terá regência do maestro Alexandre Brasolim

Plateias eruditas
Além de envolver as crianças na magia do Natal, o objetivo do concerto é o de levar aos pequenos os artistas clássicos e formar novas plateias eruditas. “A música clássica contribui para o desenvolvimento de valores e virtudes nos indivíduos, pois suas composições são estruturadas a partir de princípios fundamentais como equilíbrio, harmonia, simetria, clareza e perfeição formal. Com isso, e ao promover a expressividade, a sociabilidade e o sentido de cooperação, a música clássica desenvolve valores como ética, disciplina e respeito”, justifica o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães.

Este será o último espetáculo do ano do projeto cultural Clássicos Positivo, que traz concertos de música clássica da mais alta qualidade para o Teatro Positivo. Com esse projeto, o Grupo reforça o seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias eruditas.

A agenda do Clássicos Positivo de 2019 totalizou nove atrações, incluindo espetáculos internacionais, como a Boston Philharmonic Young Orchestra, que se apresentou no dia 27 de junho; e a English Baroque Soloists, sob o comando do regente Sir John Eliot Gardiner, que se apresentou com o Monteverdi Choir, no dia 19 de novembro. 

Social e gratuito
O ingresso para o Concerto de Natal Positivo é gratuito. Mas é preciso retirar antecipadamente o ingresso pelo Disk Ingressos e mediante a doação de um brinquedo ou um quilo de alimento por ingresso, na entrada do Teatro, no dia do espetáculo. As doações serão direcionadas a entidades parceiras do Grupo Positivo e outras sugeridas por músicos, artistas e amigos.

No dia 12 de dezembro (quinta-feira), data anterior ao espetáculo, um ensaio será aberto a escolas e instituições que possuem crianças em vulnerabilidade social. Ao término, cada criança receberá um presente, resultado de uma grande arrecadação que está sendo feita em todas as unidades do Grupo Positivo, há algumas semanas. A expectativa é de que mais de 1.500 crianças sejam levadas ao ensaio.

 Curadoria e direção
Direção Geral: Octávio Nassur
Direção Artística: Rodrigo Fornos
Direção Musical: Débora Bérgamo
Direção Cênica: Giovana Póvoas
Regência: Alexandre Brasolim
Figurinos e preparação vocal: Ricardo Buhrer
Produção: Dance & Concept Brasil

Programação
– Ice Dance (Dany Elfman)
– A Christmas Festival (Leroy Anderson)
– Christmas Fantasy (Dannys Alexander)
– The Nutcracker, Op. 71, Act 2: Nº 14b Dance of the Sugar-Plum Fairy (Tchaikovsky)
– The Nutcracker, Op. 71, Act 1: Nº 2 March (Tchaikovsky)
– The Nutcracker, Op. 71, Act 2: Nº 12 Divertissement – Tea – Chinese Dance (Tchaikovsky)
– The Nutcracker, Op. 71, Act 2: Trepak – Russian Dance (Tchaikovsky)
– The Flower Duet (Léo Delibes)
– The Nutcracker, Op. 71, Act 2: Nº 13 Waltz of the Flowers (Tchaikovsky)
– Symphony nº 6 in F Major, Op. 68, Pastoral: I. Erwalchen heiterer empfindungen bei der ankunft auf dem lande – (Beethoven)
– The Magic Flute, K. 620, Act I: Zu Hilfe! Zu Hilfe! (Tamino, The Three Ladies) (Mozart)
– Mr. Sandman (Pat Ballard)
– Santa Claus Is Coming To Town (J. Fred Coots e Haven Gillespie)
– Jingle Bells (James Lorde Piepont) 

Serviço
O que: Concerto de Natal Positivo – Musical Interativo
Quando: 13 de dezembro, sexta-feira, às 20h
Onde: Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville, Curitiba)
Ingresso: retire seu ingresso gratuito no Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br) e entregue como doação um brinquedo ou um quilo de alimento não perecível na entrada do espetáculo 

CLÁSSICOS POSITIVO
Idealizado pelo Positivo, o projeto cultural Clássicos Positivo traz concertos de música clássica da mais alta qualidade para o Teatro Positivo, em Curitiba. Com esse projeto, o Grupo reforça o seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias eruditas.

GRUPO POSITIVO
O Positivo nasceu em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua (Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica), graças à qualidade de seus serviços e produtos. Na área de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior – Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia), Especialização, Mestrado e Doutorado, contando com aproximadamente 52 mil alunos em escolas próprias. Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão. Escolas de mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano. Na área cultural, conta com cinco espaços destinados a eventos e exposições (Expo Barigui, Teatro Positivo – Pequeno Auditório, Teatro Positivo – Grande Auditório, Expo Unimed Curitiba e Estação Eventos). O Grupo Positivo conta ainda com o Instituto Positivo, que tem foco em Investimento Social por meio de ações voltadas para a  melhoria da educação pública e, atualmente, beneficia 32 mil alunos da rede pública de ensino.

Crédito: Edna Froes
Legenda Foto Destaque: O Concerto de Natal Positivo está na 11ª edição
Fonte: Central Press

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar