Indústria Imobiliária

Rede paranaense de strip malls desperta a atenção de empreendedores para modelo de negócios em local aberto

Como alternativa para lojistas de shoppings, empreendedores que buscam o endereço ideal para montar seu negócio – seja para alimentação, varejo, serviços e franquias – apostam em modelo de empreendimentos que valorizam espaços abertos com segurança e praticidade.

 

Perdas e ganhos. Crise x oportunidade. Marcado pela pandemia do coronavírus, o ano de 2020 trouxe mudanças no comportamento do dos brasileiros, jamais experimentadas anteriormente. O comercio em geral, varejo e serviços tiveram que se adaptar, rapidamente, ao novo cenário e também repensar suas operações para dar uma guinada em seus negócios. Um exemplo, são os empreendedores que sempre apostaram nos shopping centers, setor fortemente atingido pelas medidas de restrição e, em seguida, pelo próprio comportamento do consumidor que ficou mais avesso em frequentar ambientes fechados. Além dos custos de locação e condomínio, outro desafio para esses empresários consistiu na adaptação ao aumento das vendas via aplicativos, uma vez que alguns imóveis não possuem estrutura adequada para o delivery, entre outras dificuldades.

Nesta conjuntura, muitos empresários começaram a considerar os centros de comércio e serviços de bairro, ou strip malls, como uma alternativa ainda mais competitiva para alocar suas operações. Posicionados estrategicamente em vias de grande fluxo, esses empreendimentos tiveram sua origem no mercado americano e sua principal finalidade é atender ao público residente na região de influência e os passantes, para suprir demandas cotidianas, principalmente de conveniência, serviços e alimentação.

Entre os principais atributos entendidos pelos lojistas e consumidores, estão o fato de os pontos ficarem em locais abertos e resultam em maior visibilidade para as marcas, além de facilitar a operação com delivery, que se mostrou fundamental após a pandemia, por exemplo.

Benefícios de um strip mall
Luis Napoleão, CEO da Invescon, empresa idealizadora da rede Express Mall, detentora de cinco empreendimentos em operação e outros quatro em desenvolvimento, localizados em Curitiba e Região Metropolitana, lista algumas considerações que precisam ser avaliadas por empreendedores na hora de identificar um novo ponto. “Os empreendedores, geralmente, não consideram os custos relacionados à manutenção do estacionamento, áreas externas e segurança em lojas de rua. Já nos strip malls esse custo é explicito, porém com um impacto menor, uma vez que será rateado no condomínio com os demais lojistas. Já as lojas de shoppings também rateiam despesas e possuem uma cobrança condominial, contudo, esse custo nos shoppings é muito mais alto, resultando, nas maiorias das vezes, em um valor muito superior ao próprio aluguel”, avalia.

Com um custo inferior, os strip malls carregam, assim como os shoppings, o atrativo de um mix de lojas, de forma a reunir diversas operações e serviços em um único espaço. E, agora, em época de pandemia, com restrição a locais fechados, os strip malls se tornaram a melhor opção para abrir um novo negócio ou até mesmo para considerar a troca de ponto”, destaca o empresário que se dedica ao modelo de negócios há nove anos e recentemente se associou à Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls), que representa mais de 100 centros comerciais em território nacional.

Opção certeira
Impulsionado pela localização estratégica, o açougue moderno Boi & Beer, optou por iniciar e alavancar sua história dentro do Express Mall Ucrânia, que se posiciona na confluência de três importantes ruas, Marcelino Champagnat, Padre Agostinho e Cândido Hartmann. O endereço é ponto de acesso a dois importantes bairros da cidade, Ecoville e Santa Felicidade. Segundo a empresária Patrícia Veron, entre todas as adversidades enfrentadas pelo negócio, aberto há dois anos, especialmente nos primeiros meses da quarentena do coronavírus, os strip malls, de forma geral, não foram fechados por força de decreto, enquanto que as operações situadas em shoppings tiveram que permanecer fechadas por muito tempo e amargaram prejuízos. “A localização foi o ponto determinante para a abertura do Boi & Beer. Em caso de expansão do negócio consideramos a possibilidade de escolher novamente um strip malls”, pontua.

Compre no bairro
Para incentivar o consumo nos bairros, a Prefeitura de Curitiba criou, durante a quarentena, uma campanha que convida o público a consumir nos estabelecimentos próximos de suas casas. “Além de genial para o momento, por conta de desestimular as saídas mais longas e reforçar o distanciamento social, essa campanha fala muito sobre o futuro do consumo, em que as pessoas refletem sobre o que vão comprar e de quem vão comprar, promovendo o consumo consciente e valorizando o comércio local”, avalia Napoleão.

Novas oportunidades
Os strip malls representam um modelo de negócio extremamente atraente para franquias. Em comum, eles têm o interesse por bairros com grande adensamento e ruas principais. Franquias de fast food, inclusive, se identificam tanto com o modelo de negócios da Express Mall, que garantem sua presença já no anúncio de novos empreendimentos, fato constatado pela presença de expoentes do setor como, McDonald´s, Burger King, Subway e Madero, nas unidades em operação da rede.

“Estamos inaugurando nossos endereços com média superior a 80% de ocupação. A cada strip mall realizado ampliamos a nossa percepção do negócio e ajustamos detalhes para entregar um resultado ainda melhor para os futuros clientes. Recentemente, adotamos uma nova ferramenta de trabalho, o Business Intelligence (BI) para apontar indicadores de locação que serão imprescindíveis para o desenvolvimento de novos strip malls”, salienta Luis Napoleão.

Segundo o CEO da Invescon, a empresa foca em terrenos estrategicamente localizados, que sinalizam grande potencial de valorização futura. “Esse é, sem dúvida, um dos nossos principais produtos para investimento, onde o aluguel gera renda e, a valorização dos ativos, aumento patrimonial. Com a queda da taxa básica de juros, a patamares nunca experimentados no Brasil, esses ativos para renda são muito atrativos e, estamos ampliando a rede com a participação de investidores”, acrescenta. “Investimos capital próprio em todos os empreendimentos e cuidamos de todas as etapas do negócio, desde o desenvolvimento do projeto, aprovação e alvarás, além da gestão da construção, prospecção e administração da locação, assim como a prestação de contas mensal”, pontua o empresário.

Serviço:
Express  Mall JK
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2211
Express Mall Ucrânia
Endereço: Rua Marcelino Champagnat, 779
Express Mall Fagundes Varella
Endereço: Rua Fagundes Varela, 1487
Express Mall Champagnat
Endereço: Rua Martim Afonso, 2910
Express Mall Salgado Filho
Endereço: Av. Senador Salgado Filho, 4590

Saiba mais sobre a Invescon em: www.invescon.com.br | Acompanhe nossas redes sociais em @invescon

Crédito: Express Mall Salgado Filho
Fonte: Verso THT

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