Indústria Imobiliária

Jardim Oceânico se renova e ganha novos empreendimentos

De manhã, quando uma turma segue em direção ao mar, até a noite, quando os bares da Avenida Olegário Maciel abrem suas portas, o Jardim Oceânico comprova sua vocação para reunir tanto características residenciais quanto de polo de lazer. Em uma mesma rua, há prédios baixinhos e restaurantes, feira de rua e lojas de utilidades. E o melhor: tudo pertinho do mar. Por conta disso, aquele pedaço da cidade vem sendo chamado de “O Leblon da Barra” e está conquistando uma série de novos moradores, que antes não pensavam em sair da Zona Sul.

O perfil jovem dos moradores tem virado uma marca dali. Muitos recém-casados e que curtem surfe e kitesurf listam o bairro como um dos melhores do Rio para se viver. Ainda mais depois da abertura do metrô, que faz o trajeto até o Centro durar menos que uma hora.

Há ainda aqueles que sempre viveram no bairro (na verdade, um sub-bairro da Barra) e não pensam em se mudar dali. A chef Tati Lund, proprietária e chef do restaurante vegetariano .Org Bistrô, faz parte dessa turma.

— Me sinto cada vez mais segura, as ruas estão mais movimentadas, há mais restaurantes abrindo, pessoas novas chegando. Considero aqui uma Barra mais aconchegante — elogia Tati.

Cinturão de Segurança

A sensação de segurança descrita pela chef é compartilhada com o restante dos moradores que, desde o início do ano, contam com o serviço do Barra Presente, braço do programa Segurança Presente na região. A iniciativa é uma parceria do poder público com a iniciativa privada e já reduziu, no comparativo com o ano passado, 52% dos roubos a transeuntes e 46% dos roubos de veículos.

— Em breve, o programa será expandido para São Conrado e com o Corredor Presente, que já está funcionando, fechamos um cinturão de segurança neste eixo, melhorando e muito a qualidade de vida da população — destaca Carlo Caiado, vereador que, em sua passagem pela Alerj como deputado estadual, teve importante atuação para que a região fosse contemplada com o programa.

O projeto piloto Corredor Presente é um braço da Operação Segurança Presente. Os agentes atuam nos corredores viários, reforçando o policiamento do túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes, até o túnel do Joá, na Barra da Tijuca. O diferencial em relação às outras operações Presente é que as equipes atuarão ininterruptamente, 24 horas por dia. Ao todo, serão utilizadas 14 viaturas. Seis delas ficarão baseadas em pontos fixos e as demais circularão pela Avenida das Américas, principal via de ligação entre os dois bairros, e também pela Avenida Ayrton Senna, até a altura do shopping Via Parque.

Foi por causa desse potencial que a incorporadora Itten resolveu investir na região. São três condomínios, Oceânico Residencial Praia, Alba Apartamentos Boutique e Singular.

Cada projeto da empresa tem um DNA bem definido, mas com uma característica em comum: design contemporâneo pensado para promover a harmonia com o entorno, a chamada gentileza urbana, como explica Eduardo Cruz, CEO da Itten.

— Nossa essência é criar empreendimentos que sejam um organismo vivo para o bairro. Nossa arquitetura é mais arrojada do que as construções que existem no bairro, mas, ao mesmo tempo, o design não agride o entorno — conta Cruz, reforçando a preocupação que tem com a harmonia do espaço. — Pensamos nos vizinhos, na mobilidade, nas praças próximas, não exclusivamente no nosso condomínio. Ambientes integrados, área para home office, além de sala de co-working, lavanderia Dry Clean USA e outras facilidades como bikes elétricas compartilhadas da LEV. Sem falar na vista: de frente para o mar, basta atravessar a Avenida Lúcio Costa para colocar os pés na areia — completa o CEO.

O Oceânico tem projeto assinado pelo arquiteto João Pedro Backheuser, que criou uma atmosfera de frescor, que absorve a brisa do mar, a claridade e a alegria da praia. Ele conta ainda que não existem apartamentos no Jardim Oceânico com varandas tão amplas como as do Oceânico. Há coberturas que chegam a 265m2 e apartamentos menores, de 95m2, que foram pensados para o público jovem por serem perfeitos para quem está buscando uma primeira casa. O design cool, com varandas amplas que combinam com o verde, reforça a natureza descontraída do empreendimento e faz o Jardim Oceânico ainda mais envolvente.

Alba e Singular: charme sob medida para os proprietários

Arquitetura autoral, customização das unidades e automação marcam empreendimentos da Itten

Além do Oceânico Residencial Praia, o Alba Apartamentos Boutique e o Singular também dão vida nova ao bairro. O Alba é o mais exclusivo deles. Localizado em uma charmosa rua tranquila e arborizada, o prédio conta com apenas seis apartamentos de 180m², todos com varandas espaçosas e muito verde, o que traz a sensação de estar em outra cidade, mesmo a poucos metros do metrô e do comércio. Todos os ambientes são bastante arejados e recebem uma bela luz natural.O projeto foi pensado para acomodar tanto ummorador que curte uma estética mais contemporânea quanto uma mais clássica.Para a fachada, foi escolhido o concreto aparente ripado que dialoga com jardineiras suspensas.

Já o Singular tem como foco a tecnologia. Ele é todo preparado para automação, com fechaduras digitais e carregadores para carros elétricos. O nome é esse porque ele pode ser adaptado junto com as ideias do morador. Os sonhos de quem vai viver ali são realizados por uma equipe da Itten. Os apartamentos podem ser de vários tamanhos, de 85m² até a cobertura maior, de 245m². A fachada chama a atenção pelo enorme jardim vertical.

Seja qual for o estilo, a Itten busca oferecer residências que se encaixem nos desejos do morador. Com foco em empreendimentos e desenvolvimentos na Zona Sul e no Jardim Oceânico, a ideia é fortalecer os bairros em que atua, por intermédio de uma arquitetura autoral.Todos ficam localizados em pontos estratégicos, ruas nobres, em frente à praia, ou belas praças, além de estarem sempre próximos do charmoso e amplo comércio local, com boa gastronomia, bons mercados, lojas, salões, lojas de esporte e um tanto mais. Tudo planejado para quem quer viver com tranquilidade e qualidade de vida.

Crédito: O Globo | Economia  Rio de Janeiro | RJ por ADEMI/PR.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar