Indústria Imobiliária

Entrega virtual de empreendimentos é novidade no mercado imobiliário

Isolamento social impede encontro presencial e construtora de Santa Catarina aposta na tecnologia para interagir com os futuros moradores

 

Quem já comprou um apartamento sabe o quanto a ocasião, em que a construtora realiza a entrega oficial do imóvel, é aguardada. Mas neste contexto onde tudo precisa ser adaptado, até mesmo a tão sonhada entrega do apartamento precisou de mudanças para atender às normas de isolamento social. Diante deste cenário, no último sábado (22), uma construtora de Itajaí (SC) realizou a sua primeira entrega de apartamentos virtual.

A entrega oficial do Residencial Soneto, localizado no Bairro São Vicente, já estava prevista para acontecer presencialmente no mês de agosto. O momento vinha sendo planejado há muito tempo, sendo aguardado tanto pelos futuros moradores quanto pela construtora. Agora, o encontro foi realizado por meio de uma plataforma de reunião on-line. 

Sheila Gonçalves, uma das futuras moradoras do Residencial, disse que a família idealizou muito o momento da entrega do novo apartamento, principalmente os filhos e o marido. “Ainda estamos nos acostumando à novidade de tudo ser on-line. Mas embora tenha parecido um pouco estranho no começo, sabemos que será um momento feliz. Nós estamos, literalmente, contando os dias para pegar as chaves e fazer a mudança”, admite a proprietária do imóvel.

“Nós gostaríamos que a entrega fosse presencial, pois é um momento muito especial, tanto para nós como para os moradores. É uma reunião de confraternização com a possibilidade de os proprietários conhecerem seus novos vizinhos e futuros amigos. Mas criamos estratégias e ações para tornar esse momento agradável, mesmo à distância”, conta o diretor executivo da Rosner Empreendimentos, Andrey Rosner.

Mesmo sem a interação social, o executivo garante que os proprietários receberão as mesmas informações de uma reunião presencial. Ele ressalta que a ocasião é importante também porque é nela que ocorre a constituição de condomínio. Durante a assembleia são realizadas a votação de síndico, subsíndico e conselho fiscal, aprovação de custos do condomínio. Apresentação de imagens da construção, manual do proprietário e informações pertinentes à entrega da obra que, futuramente, também refletirão no bom convívio do condomínio.

Para realizar de forma on line a entrega oficial do imóvel, a Construtora se amparou na Lei 14.010, de 10 de junho de 2020 – que institui normas de caráter transitório e emergencial para a regulação de relações jurídicas de Direito Privado, em virtude da pandemia de Covid-19. O artigo 5° prevê que a realização de assembleia geral possa ser concretizada por meios eletrônicos. A Lei ainda esclarece que a assembleia, realizada virtualmente, possui os mesmos efeitos legais de uma assinatura presencial, desde que a identificação do participante e a segurança do voto sejam asseguradas.

Do ponto de vista da praticidade, a entrega virtual pode ser considerada uma opção interessante. “Neste caso, nós temos proprietários que são de São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades da região. O encontro virtual facilita a participação de todos e gera até economia para aqueles que precisam se deslocar por longas distâncias para participarem”, observa Rosner.

Ciente dos desafios impostos pela ferramenta on-line, a Construtora aposta em estratégias que tornem o encontro virtual o mais dinâmico possível. Após a entrega oficial do empreendimento, a empresa também planeja oferecer uma confraternização individual para cada família, na vistoria e entrega das chaves dos apartamentos. Mantendo todos os cuidados que o momento exige, a ocasião contará com uma recepção de boas-vindas, coquetel, entrega de brindes e o registro do momento por meio de fotos e vídeo.

Crédito: Divulgação – Residencial Soneto
Fonte: Multimídia Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar