Skip to main content

Entre uma das novidades, obra da incorporadora é 100% liderada por mulheres

 

Como estratégia de ampliar o número de mulheres em posições de liderança, a incorporadora Cyrela tem construído iniciativas para tornar a empresa cada vez mais diversa e fomentar oportunidades para os colaboradores. Dos 2,7 mil colaboradores, atualmente, cerca de 9% das mulheres da companhia integram cargos acima de coordenação, e o mais recente programa de estágio é composto por cinco jovens mulheres em ascensão.

Embora o segmento de construção seja tradicionalmente masculino, a companhia tem observado um crescimento representativo de mulheres já respondendo por 36% do número total de profissionais, um avanço de mais de 34% no comparativo com 2018. Além de um comprometimento das lideranças de ampliar a diversidade interna, diversas iniciativas lideradas pelo RH da companhia também integram o pacote de ações, como dar maior espaço para seleção de mulheres em todos os processos seletivos.

“A Cyrela tem participado de transformações importantes no mercado imobiliário, e sem dúvida, ampliar a presença de mulheres na liderança é uma delas. Temos enxergado que a diversidade se faz importante na empresa, em unir profissionais com habilidades técnicas e competências comportamentais que venham a se complementar – queremos dar mais voz e protagonismo para oportunidades como esta”, destaca Renata Meireles, gerente de RH da Cyrela.

Um dos movimentos é a presença de um time de engenharia de obra formado 100% por mulheres. A obra do empreendimento de alto padrão Quadra Greenwich, na zona Sul de São Paulo, conta com um grupo de nove colaboradoras, entre engenheiras, trainees, estagiárias, auxiliar de enfermagem, técnica de segurança do trabalho e auxiliar administrativo.

“É um desafio pessoal estar em um ambiente majoritariamente masculino, pois o ambiente de obra nos coloca todos os dias a buscar soluções, e manter um grupo de 200 profissionais motivados a manter o ritmo de trabalho”, destaca Marisa Lazarini, Engenheira Residente da obra. “Um ponto muito importante é construir um trabalho de confiança entre todos os profissionais, conseguir que cada um faça o seu melhor em todas as etapas”, completa.

Com mais de 18 anos de experiência no setor imobiliário, sendo 12 anos em obras, o retorno de Marisa para os canteiros foi no início de 2020. Além de liderar uma equipe feminina, a engenheira também buscou integrar outros valores e ações que pudessem medir o clima na obra. “Temos um painel de clima com a foto de todo mundo, onde todos os dias colocamos pontinhos de emoções, verdes para quando estamos bem, e vermelho para quando não estamos em um dia muito inspirador. Dessa forma, conseguimos visualizar como o time está emocionalmente, e dar uma atenção mais especial”, completa.

Crédito: Divulgação
Fonte: Edelman