Indústria Imobiliária

Apartamento de 35m² ganha decoração funcional e moderna

Sem poder integrar os ambientes, arquiteta abusa de soluções criativas e acessíveis para atender às necessidades dos clientes e não estourar o orçamento

 

Os imóveis pequenos estão se tornando comuns na construção civil. Mas no caso deste apartamento de 35m², além da pouca metragem, o imóvel conta com dois quartos e paredes de alvenaria estrutural, o que não permite a integração dos espaços. Este desafio foi entregue nas mãos da arquiteta Ana Johns, à frente do escritório Ana Johns Arquitetura, que com móveis planejados e um projeto bem estruturado, conseguiu atender todas às necessidades dos clientes: de mesa de jantar para quatro pessoas, sala de TV a diversas soluções de armazenamento, deixando o ambiente bonito e funcional.

 

Por ser um imóvel de alvenaria estrutural, não foi possível fazer alterações em sua estrutura, então somente alguns detalhes em relação aos revestimentos da cozinha e do banheiro foram mudados. Desta forma, o diferencial do projeto ficou realmente no mobiliário sob medida e na iluminação. “Na sala e na cozinha, utilizamos gesso para deixar os ambientes mais aconchegantes e funcionais”, diz a arquiteta. Além disso, todas as cores usadas são em tons claros, e Ana também utilizou espelhos nos móveis e na decoração. Esses detalhes trazem a sensação de um ambiente mais amplo e leve.

A parte social da casa ficou ideal para receber amigos e familiares. “Os clientes faziam questão de ter uma mesa para, pelo menos, quatro pessoas”, diz Ana, que optou por montar um canto alemão como forma de poupar espaço. O banco faz também a divisa entre a cozinha e a sala de estar, mas, ao mesmo tempo, mantém o ambiente integrado e aberto, permitindo por exemplo, que a pessoa cozinhe e interaja com os convidados na sala. Além disso, o espaço da sala também conta com um sofá.

 

Os clientes, a princípio, queriam usar o segundo quarto como escritório, porém, como a área da sala é pequena, eles resolveram usar o cômodo como uma sala de TV. Entretanto, por conta da pandemia, o casal precisou migrar para o sistema de trabalho em home office e surgiu a necessidade de criar um espaço para esta função em casa. “Tivemos que fazer algumas alterações no projeto para que eles conseguissem trabalhar em casa de forma confortável e sem atrapalhar um ao outro”, conta Ana.

Dessa forma, Ana incluiu um pequeno home office neste segundo quarto, e deixou o ambiente versátil, com um sofá confortável e uma mesa que eles podem usar para trabalhar. Outra solução para atender à essa necessidade, foi usar a mesa de cabeceira do quarto de casal como um home office também. Agora eles têm a opção de trabalhar em dois lugares, na sala de TV ou no quarto. “Assim como em todos os projetos, as soluções para os ambientes estão diretamente relacionadas às necessidades dos clientes para aquele espaço”, afirma a arquiteta. Como o ambiente do quarto não é muito grande, Ana optou por fazer os armários acima da cama, de forma que esta pudesse ser maior e mais confortável.

 

Ana reforça que, com um projeto bem pensado, é possível utilizar os ambientes da melhor forma, e que não é preciso gastar muito para ter uma casa confortável com a sua cara. “Nem as limitações do ambiente, como a alvenaria estrutural, impediram que fizéssemos um ambiente aconchegante e do jeito que os clientes imaginavam. Realmente adaptamos a casa para as necessidades do casal, tendo cada ambiente com a sua particularidade”, finaliza Ana.

 

Sobre Ana Johns Arquitetura:

 

Ana Johns é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo e mestre em Sustentabilidade e Arquitetura Nórdica pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Com experiência no ramo desde 2008, no início de 2016 fundou o escritório Ana Johns Arquitetura, com o objetivo de desenvolver, de forma consciente, projetos em todas as escalas. Com uma visão diferenciada e ampliada da arquitetura, a profissional tem em seu portfólio diversos projetos residenciais e comerciais, elaborados de acordo com as necessidades de cada cliente, como, por exemplo, um apartamento adaptado para a convivência com pets. Além disso, Ana participou da mostra Morar Mais Por Menos 2019, com o ambiente “Apartamento dos Avós”, pensado exclusivamente no conforto e segurança dos idosos.

Os clientes queriam uma mesa que coubesse pelo menos quatro pessoas, para receber amigos e familiares. / Foto: Francis Larsen
Detalhe do espelho do lado da porta de entrada. / Foto: Francis Larse
Com as alterações no projeto, foi criado um espaço home office no apartamento. / Foto: Francis Larsen
Ana utilizou a cabeceira da cama como outro espaço para trabalhar. / Foto: Francis Larsen
Cozinha do apartamento. / Foto: Francis Larsen

 

 

 

 

 

Espaço da sala de estar, com sofá, mesa com quatro lugares e cozinha. / Foto: Francis Larsen

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Ana Johns Arquitetura

Rua João Kososki, 357, Ecoville, Curitiba – PR

www.anajohnsarquitetura.com.br

 

Crédito: Francis Larsen

Fonte: 203 Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar