Skip to main content

Eco Medical Center, em Curitiba, será o primeiro complexo médico do Brasil a contar com estrutura de hospital e integração de serviços; inauguração está prevista para 2021

 

Referência há 25 anos no tratamento de otorrinolaringologia, o Hospital IPO deu, no fim de 2018, um novo passo em direção a um projeto ainda maior: a criação do primeiro complexo médico do Brasil a contar com uma estrutura hospitalar, distribuídos em 19 mil metros quadrados e capacidade de atendimento para 4 mil pacientes/dia, que irão somar-se à estrutura já existente de 11 mil metros quadrados.

O Eco Medical Center, com inauguração prevista para 2021, une a reconhecida estrutura e modelo de gestão do Hospital IPO com o expertise imobiliário do Grupo D. Borcath, que atua há 42 anos nas áreas de incorporação, construção e hotelaria. O investimento total é de R$ 80 milhões e a gestão provida pela BF Medical Facilities, associação entre os empresários João Luiz Garcia de Faria e Douglas Borcath Filho.

O conceito é ser um ecossistema completo de clínicas e serviços médicos, com gestão administrativa profissional e todas as facilidades tanto para os médicos quanto para pacientes. “Trata-se de uma expansão do trabalho já conhecido do Hospital IPO para outras especialidades, um processo disruptivo de todo o sistema de saúde que vemos hoje”, conta Garcia, que também é diretor geral do Hospital IPO.

“O grande desafio da medicina hoje é realizar o atendimento com a mesma eficácia e qualidade, mas aliando um custo menor e mais acessível a todos. O Eco Medical Center é isso: a otimização da expertise de médicos autônomos em um só lugar”.

O Eco Medical Center deverá contar com cerca de 300 profissionais de diversos segmentos da medicina, em um espaço com gestão e serviços integrados que otimizem a vida dos médicos como incubadoras de startups, coworking, advocacia e contabilidade, entre outras facilidades. “É como num modelo empresarial: os usuários (médicos e pacientes) vão e vêm, enquanto a estrutura organizacional, estrutural e burocrática se mantém coesa, coletiva e uniforme. E é gerenciada com atenção pela BF”, complementa Douglas Borcath.

Colaboradores
O médico que desejar integrar-se à equipe do Eco Medical Center terá à sua disposição uma estrutura pioneira em território nacional, inspirada no complexo Medical City, dos Estados Unidos. “Assim como um condomínio, haverá um rol de serviços disponíveis de acordo com a necessidade do profissional”, detalha Garcia.

A estrutura do Eco Medical Center busca ser um ponto único para entrada e saída, ou seja, se o médico precisar de um advogado, terá no local; contabilidade e banco, inclusive. Outro grande diferencial é que todas as salas cirúrgicas, centro de exames e os núcleos de pesquisas do Hospital IPO (NEP) e do Centro de Diagnóstico Água Verde estarão à disposição para utilização dos associados.

Startups e coworking
O Eco Medical Center atuará, também, como incubadora de startups na área da saúde. Já existe um projeto dentro do Hospital IPO, que será transferido e ampliado no complexo. A ideia é ser parceiro de novas ideias para treinamento, diagnósticos, trabalho científico e atendimento no setor. 

Além disso, o Centro ofertará academia, boulevard de comércio e serviços, spa, espaço kids, espaço gourmet, restaurante e ainda um modelo inovador de coworking, voltado, por exemplo, a laboratórios médicos.

Todas as operações de suporte serão geridas no concierge, como call center, sistema de confirmação de consultas, marketing e divulgação integrados aos profissionais parceiros.

Facilidade para pacientes
No Eco Medical Center, os pacientes também terão um tratamento especial. A OPI Farma, especializada em medicamentos, perfumarias e conveniências, também será integrada ao complexo, com todo o seu escopo de produtos e ofertas à disposição do público. “Produtos como aparelhos auditivos, por exemplo, também estarão disponíveis para compra ou encomendas”, antecipa Garcia.

BF Medical Facilities
A associação entre os empresários curtibanos João Luiz Garcia de Faria e Douglas Borcath Filho fez com que surgisse o BF Medical Facilities, que marca uma nova e ampla concepção de gestão de negócios relacionados a saúde. O modelo surgiu para tornar viável e administrável o empreendimento do porte do Eco Medical Center, que necessita de todos os recursos para atender investidores, médicos e pacientes. O modelo tem gestão parecida com os adotados pelo setor hoteleiro, por exemplo, para o médico usuário, se a secretária faltar, o serviço substitui por outra profissional igualmente capacitada e orientada do quadro do Eco, sem prejuízos na agenda de atendimentos e consultas naquele dia. O mesmo vale para uniformes, material cirúrgico e serviço de agendamento à distância.  

Sobre o Hospital IPO  – O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional voltada para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 30  unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.

O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde.
www.hospitalipo.com.br

Sobre a D. Borcath
O Grupo D. Borcath iniciou sua trajetória no mercado imobiliário há 42 anos em Curitiba. De lá para cá, todos os empreendimentos foram concluídos com grande sucesso, se tornando negócios sólidos e seguros, como o Grand Hotel Rayon e a linha corporativa Opus One. Os empreendimentos da D. Borcath carregam as mais avançadas técnicas construtivas aplicadas ao projeto arquitetônico, à execução das obras e também em sua comercialização. Os novos avanços do grupo visam a sustentabilidade e a evolução urbana, contribuindo para a modernização da arquitetura da cidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Incorporar é a vocação da D. Borcath.
www.dborcath.com.br

Crédito: Divulgação
Fonte: IEME Comunicação