Skip to main content

Em cartaz até o dia 31 de março, programa é imperdível para público que reconhece a capital paranaense como sinônimo de vanguarda

Curitiba, 11 de março de 2022 – Na última quinta-feira, 10 de março, o vão livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) foi palco de um grande evento comandado pela Baggio Schiavon Arquitetura (BSA), escritório paranaense que está em cartaz com a exposição Baggio Schiavon 40 + 40, que sintetiza a trajetória da empresa nos últimos 40 anos e antecipa os próximos capítulos dessa história. A ocasião marcou o lançamento do livro Baggio + Schiavon 40 Anos de Arquitetura, obra bilingue de 347 páginas escrita por Schiavon, Baggio, Consuelo Cornelsen e Salvador Gnoato, com grande parte das fotos realizadas por Leonardo Finotti.

Cerca de 400 pessoas prestigiaram o coquetel realizado para reunir autoridades, clientes, patrocinadores, parceiros, familiares e imprensa. Manuel Baggio destacou em seu discurso o agradecimento aos membros dos poderes públicos, municipais e estaduais pela compreensão, entendimento e orientação na aprovação dos projetos da BSA ao longo dos últimos 40 anos. Baggio também frisou a competência e compromisso de todos os profissionais que fizeram parte da história da BSA nas últimas quatro décadas, além de salientar a incansável dedicação de Consuelo Cornelsen, responsável pela realização da programação especial no MON, além da coordenação de todo o projeto, que envolve a Mostra, livro e Fórum para discutir o futuro das cidades. 

Segundo Flávio Schiavon, a Mostra apresenta 40 obras da BSA dispostas em uma espécie de linha do tempo. “Estas obras foram escolhidas pelo diálogo que promovem com seu entorno ou que mais representaram impacto na paisagem urbana de Curitiba. Assim nos voltamos para o urbanismo”, explica. “Moramos hoje numa cidade que foi transformada em internacional por um projeto urbanístico gerado há mais de 40 anos e pelo desenvolvimento cuidadoso de muitas mentes brilhantes”, arremata.

Schiavon acrescenta que a BSA sempre trabalhou para a indústria da construção civil, uma das cinco maiores cadeias produtivas do país, que gera renda para milhões de famílias permitindo o consumo de bens e uma vida digna. “Sempre fomos uma ponte entre os interesses públicos e privados, realizando o sonho de nossos clientes. Nós convivemos com a consolidação de um plano urbanístico e procuramos sempre contribuir com esse processo, de forma a agregar qualidade de vida aos usuários”, conclui. 

A exposição Baggio Schiavon 40 + 40 fica em cartaz até 31 de março, na sala de vidro do MON. O acesso é livre. Também para o dia 31, do mesmo mês, a Baggio Schiavon Arquitetura anuncia um Fórum para a discussão de temas relevantes, como mudanças climáticas, tecnologias de ruptura, desenho urbano e arquitetura extraterrestre. 

O livro Baggio + Schiavon 40 Anos de Arquitetura (R$ 290) já está disponível para venda na loja do MON (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba/PR).