Skip to main content

Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesuca, explica os impactos das cores na vida das pessoas e quais são recomendadas para cada ambiente

Presente em todos os ambientes, as cores têm um forte poder sobre o corpo humano, suas emoções e decisões. Um exemplo disso, são os tons escolhidos por marcas para atrair os consumidores.

Segundo a professora de Arquitetura e Urbanismo do Cesuca, Suzana Fetter Fagundes, as cores podem produzir diversas sensações e impressões. “Cada cor tem a sua vibração e isso atua nos nossos sentidos como estimulante ou relaxante. Além do estímulo físico, a influência das cores está também muito ligada a valores simbólicos e aprendidos, por exemplo, a cor do nosso time do coração”.

Segundo o livro “O Poder das Cores”, a tonalidade de roupas, objetos e flores é capaz de modificar sensações e comportamentos. “Portanto, a cor é um elemento presente em todos os ambientes e tudo que nos rodeia tem influência no nosso bem-estar e estado de espirito. Mesmo que o ambiente não tenha sido pintado, ele terá uma cor, e é importante considerar isso”, enfatiza a arquiteta.

Suzana explica que é necessário analisar as cores na hora de escolher pensando em quais sensações a pessoa gostaria de transmitir. “Se o objetivo é relaxar, como em um dormitório, por exemplo, o uso de cores claras, com um toque de azul e verdes pode ser o ideal. Para ambientes de estudo, onde devemos ficar mais atentos e estimular nossa criatividade, cores fortes, aplicadas de forma pontual podem ser a solução, como o laranja, que tem a função de estimular”, orienta.

A docente listou abaixo a sensação que cada cor é capaz de transmitir no ambiente, confira:

  • Azul: tranquilidade, serenidade, frio
  • Verde: vitalidade, saúde
  • Amarelo: luz, energia, otimismo
  • Roxo: espiritualidade, mistério
  • Rosa: ternura, romantismo
  • Vermelho: energia, paixão
  • Laranja: alegria, vitalidade
  • Marrom: serenidade
  • Cinza: estabilidade
  • Branco: paz, limpeza
  • Preto: isolamento, poder

Portanto, é importante as pessoas interpretarem cada cor. “As cores carregam valores simbólicos e aprendidos, ligadas à cultura e às experiências individuais de cada um. Embora existam estudos que indiquem cores ideais, é importante avaliar também o gosto pessoal de cada um”, explica a docente.

A professora ressalta também que é importante considerar a intensidade da cor também. “Os vermelhos podem variar de um vermelho sangue até um quase rosa. Quanto maior a intensidade de cor, mais forte será o impacto na sensação da pessoa e por isso devem ser usadas de forma pontual”.

Por fim, a professora de Arquitetura aponta que ao pensar em grandes ambientes, é interessante utilizar cores claras e neutras na maioria das paredes, deixando cores fortes e vibrantes para locais pontuais. “Almofadas, mantas e acessórios são um bom modo de colocar cores nos ambientes. São fáceis de trocar e rapidamente podemos dar uma nova cara e sensação”, finaliza.

Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação é considerado o melhor Centro Universitário do Rio Grande do Sul e também está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cesuca.edu.br