Artigos

5 dicas para valorizar as áreas sociais de prédios

escritório Dantas & Passos Arquitetura

Área social com estrutura completa para receber bem! | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e foto de Luis Gomes

 

5 dicas para valorizar as áreas sociais de prédios
Salão de Festas, Área Gourmet, Brinquedoteca e Hall Nobre – saiba como tornar esses espaços funcionais e atrativos

Para quem mora em prédio, uma tendência cada vez mais adotada é a de receber amigos e parentes nas áreas sociais. Mas, não somente para festas, como já ocorrem nos salões normalmente, como também para eventos menores, de forma a aproveitar toda a estrutura que o condomínio oferece, também no dia a dia – como jantares mais informais, encontros de amigos, ou reuniões de família mesmo!

Para isso, cada vez mais os empreendimentos vêm caprichando nas melhorias desses espaços – como Brinquedotecas, Áreas Gourmets, Halls e Salões de Festas – de forma a transformar a área social na “segunda casa” das pessoas. As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, apresentam várias dicas sobre o assunto, além de mostrarem exemplos de um projeto assinado recentemente por elas, das áreas de convivência do Edifício St. Regis, da Construtora Fiorese Fernandes.

1- Estudo de Projeto
Para a construção ou reforma de uma área social, independentemente do tipo de prédio, é preciso equilibrar as expectativas dos moradores com a verba estipulada. “Normalmente já entramos no projeto de decoração dessas áreas desde o início, durante a subida do edifício mesmo. Tudo é sempre acompanhado por uma comissão dos futuros moradores, além dos engenheiros da obra. Essa comissão vai equilibrar as necessidades dos condôminos, além de regular orçamentos e gastos dentro de uma verba previamente aprovada. A partir daí, nós (arquitetas) montamos os estudos de projeto, para que sejam feitas reuniões de discussão e aprovação de layouts. Nesses eventos, apresentamos sempre três opções de tudo”, conta Paula.

O processo de escolha dos revestimentos precisa ser baseado na resistência dos materiais, para que sejam duradouros e com fácil manutenção na rotina do prédio. Normalmente são cores básicas ou neutras para agradar a todos. Neste exemplo, a escolha do piso foi pelo porcelanato Saint Martin polido, marmorizado em cinza e branco. O mesmo processo é válido também para a escolha de mobiliário, que após a aprovação do layout, as arquitetas apresentam três opções de conjuntos de móveis, com estudo de cores e valores, para a escolha e aprovação geral.

2- Salão de Festas
O Salão de Festas é um dos grandes destaques da área social! Para que ele agrade a todos os tipos de moradores e sirva para todas as ocasiões, é preciso que o espaço seja bem versátil. O ideal é que não sejam colocados muitos móveis fixos para que o layout possa ser remodelado de acordo com a necessidade de cada evento. A iluminação pode ser pensada de forma ampla e difusa, sem luzes direcionadas, para o local não ficar marcado.

Além disso, é interessante que os revestimentos sejam mais neutros (como citado na dica anterior), e foi exatamente o que Paula e Danielle fizeram em seu projeto. Assim, o salão foi todo trabalhado em vários tons de cinza, combinados com madeira natural, tornando o espaço atemporal, sem modismos, com desenho limpo e funcional. A mesa de jantar foi pensada em pedra para trazer praticidade e também não manchar.

Para a montagem de mesas temáticas, assim como de presentes e lembrancinhas, as arquitetas encontraram uma solução bem prática: uma mesa dupla, em que uma peça está encaixada na outra (há rodízios com freios), para que sejam incluídas onde o usuário ache melhor – pode até mesmo virar uma única mesa em duas alturas.

3- Espaço Gourmet
A área gourmet também tem grande importância! Por isso, é preciso que ela tenha toda a estrutura necessária para diversos eventos! Nesse projeto, em especial, também foi solicitada uma segunda cozinha, toda aberta, para receber amigos de forma mais próxima. Portanto, esse salão pode tanto atender festas com buffets contratados de fora (na cozinha interna), como também jantares mais próximos com amigos (na cozinha integrada ao salão).

4- Brinquedoteca
Enquanto os pais confraternizam, as crianças se divertem também! A brinquedoteca precisa ter uma atmosfera bem lúdica, de preferência com muitas cores, onde os pequenos possam se divertir (sempre de forma segura!). Para isso, uma boa ideia é investir em pisos resistentes e antiderrapantes.

Seguindo essas ideias, as arquitetas escolheram o piso vinílico azul em manta, que é emborrachado. Assim, mesmo que uma criança caia, ela não se machuca, pois o impacto será suavizado. As paredes foram adesivadas pela StickDecor, que desenvolveu a arte junto com as profissionais. “Cores, desenhos, sensações proporcionadas, tudo ficou da forma como imaginamos! O adesivo além de decorar e enfeitar, também facilita demais a limpeza no dia a dia, pois tem uma superfície limpável”, conta Dani.

Para a escolha dos brinquedos, Dani e Paula pesquisaram fabricantes no segmento, que costumam produzir para escolas e buffets infantis. Por fim, elegeram peças da Bella Brink e Big Mix Brinquedos. Além disso, para apoio aos pais ou às babás que estiverem olhando as crianças, também foram colocados banquinhos em forma de latas de tintas coloridas, para combinar com a proposta!

5- Hall Nobre
Já parou para pensar que o hall nobre é o cartão de visitas do prédio? Por isso, é importante dedicar muita atenção ao seu layout. Além de elegante, é preciso que ele seja funcional, para receber bem quem chega, além de ter um espaço adequado e seguro para a circulação de todos.

No caso específico do Edifício St. Regis, o imponente pé direito duplo, além de dois ambientes distintos, contribuíram para tornar o projeto ainda melhor! As arquitetas criaram um lounge, com sofás e poltronas (como uma sala de estar na entrada), caso alguém tenha que aguardar no térreo. O outro ambiente, muito amplo, é de circulação, com o caminho que leva para o elevador. No local há uma mesa redonda e um banco próximo à parede.

O revestimento das paredes do hall ganhou uma mistura interessante de materiais, que resultou em um conjunto sofisticado e harmonioso: há a presença da madeira, que é sinônimo de aconchego; quartzo cinza para trazer modernidade; espelhos para trazer amplitude, e até mesmo um grande painel vazado em aço corten, que representa uma grande escultura no espaço.

Fornecedores:
– Brinquedos (Brinquedoteca): Bella Brink e Big Mix Brinquedos
– Bancadas: Aliquartzo Pure Grey confeccionado pela Vedra Mármores
– Cortinas: Caran Concept
– Iluminação: Clacie – Rua dos Pinheiros
– Louças: Deca
– Marcenaria: Bontempo Gabriel
– Móveis: Allez Decor, Clami, InCasa, MCM Representações e Tidelli
– Pastilhas (Área Externa): Cerâmica Atlas
– Piso: Porcelanato Saint Martin polido, da Portobello Shop
– Torres de luz (hall): Aliquartzo Pure Grey confeccionado pela Vedra Mármores
– Piso vinílico azul (brinquedoteca): Interfloor
– Tapetes: Arazzo Tapetes

Sobre a Dantas & Passos Arquitetura
A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los. Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.”

Dantas & Passos Arquitetura
@dantaspassos.arquitetura
www.dantasepassosarquitetura.com.br
Tel. e WhatsApp: (11) 99366-9690 (Danielle Dantas)
Tel. e WhatsApp: (11) 98339-9096 (Paula Passos)

Outubro / 2021
Informações para a imprensa:
dc33 Comunicação
Karina Monteiro – imprensa@dc33.com.br
Glaucia Ferreira – coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa – danilo@dc33.com.br
(11) 98125-7319
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar