Skip to main content

As sensações de leveza, ar puro e bem-estar causadas pela natureza podem se prolongar além da luz do dia

 

Nas estações mais quentes do ano, vale muito a pena investir no jardim! O ambiente deixa a casa mais atrativa e bonita, podendo também — dependendo do espaço natural criado — ser um local de convívio e relaxamento, já que as flores e plantas trazem sensações de leveza, ar puro e bem-estar. Para que essa percepção se prolongue para além da luz do dia, a iluminação deve ser bem pensada para criar o local perfeito também à noite. Afinal, ela traduz particularidades do jardim que só são mostradas ou exaltadas neste período do dia.

A iluminação pode fazer uma “brincadeira” no ambiente, sendo mais dinâmica e destacando cores ou também com uma luz mais tênue e sóbria, mas é a combinação das luminárias e lâmpadas que farão a grande diferença! Um jardim bem iluminado permite que você aproveite o espaço com amigos e familiares em qualquer tipo de comemoração e, claro, traz também um pouco de segurança. Um passeio pelo seu jardim ao ar livre, rodeado de plantas naturais, com a beleza do luar e das estrelas, alivia o estresse do dia a dia, e é a iluminação a responsável por garantir esses momentos.

Segundo o designer Maurício D’Ávila, da Geo Luz & Cerâmica, o segredo para a iluminação do jardim ou da área verde é que não há luz sem sombra. “Por isso devemos dosar o que será iluminado, não clareando todas as árvores ou arbustos, por exemplo. É muito importante levar em conta a influência que a luz tem sobre o nosso organismo. Ela cumpre um papel fundamental na fisiologia circadiana, e devemos estar atentos ao fato de que a iluminação do ambiente não pode ser nem exagerada e nem utilizar uma luz muito clara, que remeta ao dia. É preciso respeitar que a noite é noite e, por isso, deve trazer uma sensação de relaxamento e conforto”, detalha.

 

D’Ávila alerta que, para os ambientes externos noturnos, é preciso ver a temperatura da cor — que expressa a aparência da cor da luz emitida pela fonte — a ser utilizada. O ideal é usar lâmpadas com 2.700 Kelvins ou menos, que é aquela luz amarelada.

Outra dica interessante é a demarcação de caminhos com a iluminação. Além de ser fundamental pela estética, é importante para a segurança — para que as pessoas possam ver onde estão pisando e evitar acidentes. Neste caso, a sugestão é utilizar balizadores como o Lotus e o Maine, ambos da Geo Luz & Cerâmica e com o design de D’Ávila.

No entanto não se esqueça de levar em conta o quanto as plantas crescem, pois não adianta colocar uma luminária que com o tempo ficará escondida entre as folhagens. Há luminárias como o poste Setta, também da Geo Luz & Cerâmica, que funciona exatamente neste tipo de situação, na qual as plantas crescerão. Lembrando que, pela estética, é sempre importante escolher luminárias que fiquem lindas de dia e que à noite tragam um efeito incrível. Em meio à natureza, num belo jardim ou área externa verde, as pessoas se sentem mais livres, com mais disposição criativa, relacionam-se mais, apreciam a vida e a beleza natural das coisas. Esta é, com certeza, uma ótima maneira de se desligar do estresse e das preocupações do dia a dia.

Crédito: Divulgação
Fonte: Estilo Press