Arquitetura Eventos Notícias Social

Com projeto pioneiro no Paraná, Pinhais inaugura espaço de inovação tecnológica

Espaço Maker Pinhais. Foto: Roberto Dizura Junior

O Espaço Maker estimula o conhecimento, criatividade, autonomia, por meio do conceito “faça você mesmo” ou “mão na massa”, assim, os alunos poderão tomar decisões na construçäo e desenvolvimento de projetos

Em uma iniciativa pioneira no Estado do Paraná, nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), inaugurou o primeiro Espaço Maker, e a escola municipal a receber o projeto piloto foi a Aroldo de Freitas. Por meio de diversificados recursos tecnológicos, ferramentas digitais e suportes disponibilizados em diferentes práticas, o objetivo é enriquecer e oportunizar ampliação do conhecimento e repertório.

 

A intenção é ampliar este projeto para todas as escolas municipais, para atender crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, nos períodos do Infantil V ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Espaço Maker possui salas individualizadas, mas integradas, para desenvolvimento de experimentação científica, criação audiovisual, gamificação, empreendedorismo e inovação tecnológica para permitir que os educandos desenvolvam, construam e compartilhem conhecimento teórico por meio da prática, tomando decisões na construçäo e no desenvolvimento de projetos.

 

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, esteve presente e destacou que esta ação faz parte do Plano de Governo. “Estamos muito felizes e gratos pela nossa equipe que não mede esforços para cumprir nosso plano de governo, nós estamos no 11º mês do nosso mandato, e já cumprimos mais de 30%. Agradeço a empresa Fagundes pela parceria que foi fundamental para executar esta ação, afinal sem essa parceria talvez não estivéssemos aqui cumprindo esse compromisso. Aqui as nossas crianças vão aprender brincando”, destacou.

 

Para a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a união de esforços tornou o projeto possível. “Agradeço pelo empenho e trabalho de todos os servidores, de todas as secretarias, que foram muito parceiros para que este projeto acontecesse, também agradeço à empresa Fagundez, por investir no espaço público, e nós iremos honrar esta parceria e empenho de vocês. Por vários dias, saímos daqui às 21 horas, mas muito felizes. Maker significa fazer, criar, pensar, discutir, então, este é um espaço onde vocês mesmos vão fazer e construir junto aos professores. Este espaço é para vocês sonharem, realizarem tudo o que vocês imaginarem e que vocês gostem de estar”, disse ela se dirigindo em especial aos alunos presentes.

 

O diretor geral do IFPR Pinhais – instituição parceira desta iniciativa -, Celso Luiz Buiar, também falou sobre este importante momento para a Educação do município. “É um grande privilégio estar com vocês em Pinhais, porque é um município que se preocupa e trabalha pensando nas pessoas. Eles não medem nenhum esforço para que tenhamos soluções inteligentes, inovadoras, que sempre visam o melhor aproveitamento. Nos sentimos honrados enquanto Instituto Federal, por ter o privilégio de estar em Pinhais, Estamos aqui para colaborar e sempre avançar nos projetos, e criar novas oportunidades”, declarou.

 

Alexandre Deliberador, da empresa Fagundez, responsável pela doação de todos os equipamentos do Espaço Maker, também falou sobre a parceria e importância desta ação. “É uma satisfação participar deste projeto, e entregar pra vocês um mundo novo de oportunidades criadas aqui dentro, que vão servir pro futuro de vocês. Neste momento de realização, é importante evidenciar as pessoas que participaram deste projeto. Me recordo da primeira reunião que tivemos com a diretora da escola, que me informou que neste espaço havia uma biblioteca que tinha uma mesa de reunião, onde nós sentamos e imaginamos como poderia ser o espaço, como o projeto iria funcionar, a sua intenção e a ligação com a estrutura pedagógica. Sete meses depois estamos inaugurando este espaço inovador, sensacional que nossa empresa pode participar e entregar para vocês. Espero que possamos disponibilizar este espaço em todas as escolas do município de Pinhais, e que a Fagundez possa levar esta ideia para todo o Estado. Esperamos que os alunos desfrutem desse espaço da melhor forma possível”, destacou.

 

Também estiveram presentes a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o deputado federal, Luizão Goulart; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, também os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Radialista Joãozinho Ribeiro e Tomé; ainda os secretários municipais de Governo, Ricardo Pinheiro; de Administração, Vinicius de Oliveira Martins; de Meio Ambiente, Rosa Boeira Ilhéu; de Desenvolvimento Econômico, José Martins; de Assistência Social, Rosangela Batista Duarte da Silva; de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o procurador geral do Munícipio, Edson Galdino; diretora da Escola Municipal Aroldo de Freitas, Luciola Eloina Dal Bem Nunes; diretor do Colégio Estadual Semiramis de Barros Braga, Ari Langrafe; a documentadora escolar, Silmara Barvik; além das equipes da Semed, da Escola Municipal Aroldo de Freitas, o IFPR Pinhais e da empresa Fagundez.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar