Social

Voluntariado e solidariedade: jovens de Curitiba usam as férias para fazer o bem

Mais de 100 estudantes de Curitiba vão realizar atividades solidárias durante uma semana em comunidades em vulnerabilidade social

 

Entre os dias 14 e 20 de julho as cidades de Fazenda Rio Grande (PR) e Guaraqueçaba, no litoral paranaense vão receber a visita de 119 jovens de sete cidades. Entre eles, estão os alunos dos colégios Marista Santa Maria, Marista Paranaense, Centro Social Marista Irmã Eunice Benato, Centro Social Marista Propulsão e Centro Educacional Marista Ecológica que participam da 14ª Missão Solidária Marista (MSM), ação de voluntariado promovida pela Rede Marista de Colégios e pelas Escolas Sociais do Grupo Marista.

Em 2018, os jovens conheceram comunidades em situação de vulnerabilidade e realizaram oficinas lúdicas

Durante a semana, parte dos estudantes vão conhecer o bairro Jardim da Boa Esperança e seus moradores, em Fazenda Rio Grande, enquanto outros visitarão o município de Guaraqueçaba e seus moradores, para realizar oficinas educativas e lúdicas para as crianças e visitas missionárias nas ruas e casas. De acordo com o coordenador do projeto, Matheus Henrique Alves, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Nosso foco é educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Eles ficarão alojados em casas de famílias das regiões e na Escola de Educação Básica Irmão Henri, em Fazenda Rio Grande, e no Centro Social Marista Irmão Panini, em Guaraqueçaba, para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências.

Melhorias
Os estudantes que vêm das cidades de Curitiba, Londrina e Toledo, no Paraná; de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina; e de Dourados, no Mato Grosso do Sul, pretendem deixar uma marca na região. Faz parte das atividades revitalizar as salas de aula da Escola Municipal Maryle Aparecida Schettert Ferri, e a revitalização interna e externa da Capela São Pedro.

Missão Solidária 2019
Em sua 14ª edição, a MSM reúne alunos do Ensino Médio dos Colégios Maristas, Escolas Sociais do Grupo Marista, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do TECPUC que trocam férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2019, os destinos escolhidos são quatro: Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba, no Paraná; Santos, litoral de São Paulo, e Caçador, em Santa Catarina. Ao todo, 310 jovens de diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal participarão da 14ª Missão Solidária Marista (MSM).

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.

Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Crédito: Divulgação
Fonte: PG1 Com

2 Comentários
  1. Poxa que site top. Muita informação de qualidade. Foi dificil achar algo de valor na internet. Abraço e sucesso

    • imovelmagazine 1 mês atrás
      Responder

      Obrigada pelo seu retorno. Procuramos sempre poder passar informações e noticiar fatos que sejam bacanas nas várias áreas. Agradecemos seu carinho. Carla

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar