Serviços

MAPFRE explica a importância do seguro condomínio

Além de ser uma obrigação legal, proteção de edificações é garantia contra dores-de-cabeça

 

A regra não é muito conhecida pela população em geral, mas a contratação de seguro para condomínio é obrigatória em todo o país tanto, para imóveis residenciais quanto comerciais, e o não cumprimento dessa regra pode gerar multa de até 10% do valor segurável, além de que o síndico e os conselheiros podem responder judicialmente.

O Código Civil prevê a contratação da cobertura básica simples, que protege o condomínio contra incêndio, queda de raio e aeronaves e explosão de qualquer natureza. Mas a apólice ampla pode ser uma opção interessante, pois pode incluir benefícios e coberturas adicionais, como de acidentes naturais.

A diretora de Seguros Gerais da MAPFRE, Patricia Siequeroli, comenta que o mercado já oferece proteções inclusas no contrato para itens de segurança de suma importância para os condomínios. “Além das coberturas previstas em lei, incluímos na apólice básica a proteção contra vazamento acidental de sprinkler (sistema de combate a incêndio), além de disponibilizar mais de vinte opções de coberturas adicionais”, explica a executivo.

Vale lembrar que o seguro para condomínio cobre apenas as áreas comuns. “É necessário ter bom senso e avaliar as necessidade e riscos possíveis aos quais o condomínio está sujeito”, recomenda Patricia.

Ao contrário do que se imagina as despesas com o seguro básico não são altas, o custo médio da proteção representa cerca de 0,05% do valor segurado.

Uma dúvida recorrente é sobre como pode ser feita a contratação da proteção. A MAPFRE aceita tanto Associação de Moradores – desde que tenham CNPJ constituído para este fim e Convenção e Estatuto registrado em cartório com definição de um representante legal -, quanto a contratação no CPF do Síndico quando o Condomínio ainda não possui CNPJ constituído. Neste último caso, contudo, é preciso informar o protocolo da solicitação na Receita Federal e a renovação será realizada com o CNPJ.

Sobre a MAPFRE – No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro e saúde. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Em 2018, suas receitas atingiram cerca de 27 bilhões de euros, e o lucro líquido foi de 529 milhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promo ve e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em www.mapfre.com.br.

A MAPFRE Seguros possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, com proteções para todas as necessidades dos clientes nos segmentos de automóvel, grandes riscos, residencial, massificados e rural. A companhia conta com mais de 19 mil corretores e escritórios em todo o território nacional.

Crédito: Divulgação
Fonte: CDN Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar