Serviços

Conheça as diferenças entre seguro aluguel, fiador e caução

Porto Seguro esclarece as principais dúvidas sobre as opções disponíveis de garantias locatícias

 

Para quem está procurando ou anunciando um imóvel para alugar, é comum ficar em dúvida na hora de escolher a melhor opção de garantia que vai assegurar o cumprimento do contrato. O seguro aluguel, o fiador e a caução são as principais formas de garantia disponíveis que possibilitam o pagamento do aluguel ao proprietário do imóvel e a tranquilidade para o inquilino na hora de alugar. Para esclarecer as dúvidas a respeito desse tema, Marcos Silva, diretor comercial da sucursal Rio de Janeiro da Porto Seguro, explica as diferenças entre as três opções de garantias locatícias.

Fiador
É a pessoa que está disposta a pagar pelo aluguel em caso de uma emergência. Não é exigido grau de parentesco, mas o fiador deve comprovar renda e possuir um imóvel em seu nome e na mesma cidade onde o inquilino deseja alugar.

Devido à dificuldade de encontrar uma pessoa para ser fiadora e pelo fato de haver necessidade de análise e aprovação da documentação do fiador, esse processo costuma ser um pouco mais lento do que os outros. Além disso, neste caso, em situações de inadimplência, o pagamento é realizado somente após um processo judicial, no qual o proprietário precisa fazer uma notificação sobre a falta de pagamento para poder receber os valores em atraso.

Caução
Nesta opção o inquilino deve realizar um pagamento adiantado na hora de alugar o imóvel, e o valor combinado pode ser equivalente a até três meses de aluguel e deve estar previsto em contrato. Ao término do contrato, caso não haja danos no imóvel e nenhuma necessidade de reparos, o valor pago para a garantia é devolvido ao inquilino.

Seguro Aluguel
O seguro aluguel substitui a figura do fiador e transfere a responsabilidade do pagamento do aluguel para a seguradora, em caso de inadimplência. O processo é mais ágil e desburocratizado e não há necessidade de comprovação de renda e envio de documentação. Além disso, o segurado conta com uma série de coberturas adicionais que ampliam as garantias para inquilino, proprietário e imobiliária.

O Porto Seguro Aluguel Residencial apresenta três modalidades de seguro que se adequam a diferentes perfis, diversas opções de coberturas como pagamento de aluguel, encargos mensais da locação (IPTU, condomínio, água, luz e gás), danos ao imóvel, multa por rescisão, pintura interna e externa, além de serviços emergenciais de reparos ao imóvel e vantagens no Clube Porto, que conta com uma programação cultural variada e descontos exclusivos em eventos e estabelecimentos por todo o Brasil. Para contratar o produto, entre em contato com um corretor de seguros ou acesse portoseguro.com.br/seguro-fianca.

Sobre a Porto Seguro
A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 17,5 milhões de clientes, 13,5 mil funcionários, 12,5 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.

Crédito: Divulgação
Fonte: Imagem Corporativa

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar