Serviços

7 benefícios para ajudar na retenção de talentos em 2019

Pensar em benefícios, aliados ao salário, é essencial para que as organizações consigam manter seus melhores funcionários satisfeitos

Reter bons profissionais é um desafio diário nas empresas. Para isso, é impreterível pensar em ações que possam torná-los mais felizes e satisfeitos com o ambiente de trabalho. Afinal não é todos os dias que encontramos os profissionais que se adaptam à cultura das organizações e ao trabalho.

“Um dos caminhos encontrados pelas organizações é o oferecimento de benefícios variados, que vão desde o tradicional convênio médico até cartões para atividades culturais e bonificações”, afirma Douglas Gradim, coordenador de Recursos Humanos da ValeCard, empresa especializada em soluções de recursos humanos e gestão de frotas.

De acordo com estudo divulgado pela Hays Brasil, consultoria de gestão de negócios, 96% das organizações brasileiras colocam à disposição de seus funcionários benefícios adicionais ao salário. Além disso, é unânime a opinião entre empregadores de que eles são uma ferramenta importante na eficácia do recrutamento e na retenção de talentos. “Aqueles que ainda não abraçaram essa ideia podem estar em grande desvantagem quando o assunto é manter seus colaboradores satisfeitos”, ressalta Gradim.

Pensando nisso, o especialista separou sete benefícios que podem ajudar no processo de satisfazer e engajar mais os colaboradores de sua empresa em 2019. Veja abaixo:

1. Refeição
O benefício refeição é um dos mais conhecidos e é oferecido por muitas organizações. Entretanto, ainda é um grande queridinho dos profissionais, que têm liberdade para escolher diferentes estabelecimentos no momento das refeições.

2. Alimentação
Além do benefício de refeição, o de alimentação é um dos mais procurados pelas empresas e valorizados por funcionários. Isso porque ele aumenta o poder de compra do colaborador, que pode escolher quais alimentos consumir no mercado que desejar. O benefício também aumenta de forma significativa a qualidade de vida dos beneficiados, que, de acordo com Gradim, veem uma melhora na condição nutricional de suas refeições.

3. Combustível
Este benefício cresce diariamente devido ao constante aumento dos preços de combustíveis, isso sem contar a variação significativa de valores de um lugar para outro. Nesse cenário, é um estímulo para que o colaborador se sinta valorizado e motivado ao ver que a empresa está contribuindo no seu deslocamento de casa para o trabalho.}

4. Bônus e premiações
A cada dia, os profissionais buscam cada vez mais reconhecimento por parte das organizações nas quais trabalham. E as premiações e bonificações servem para que as empresas mostrem que estão atentas ao trabalho de suas equipes e que todas as ações tomadas por elas, quando bem-feitas, fazem a diferença. Atualmente existem alternativas que reduzem gastos com logística e burocracia, como cartões para o depósito de valores que podem ser gastos pelos beneficiados da forma que julgarem melhor.

5. Adiantamento salarial
O benefício convênio foi criado para que as empresas possam ter mais flexibilidade quando precisam adiantar pagamentos para os seus funcionários, eliminado a necessidade de pagamentos em dinheiro ou cheque. Além disso, é possível oferecer adiantamento do salário, sem que haja problemas operacionais ou custos extras, a partir da integração direta com a folha de pagamento.

6. Cultura
É o benefício ideal para aquelas empresas que se preocupam na motivação e no desenvolvimento cultural de sua equipe. Com ele, os funcionários têm maior acesso a diferentes atividades culturais, por meio da compra de ingressos de teatros, cinemas e shows.
Muitos dos benefícios culturais disponíveis no mercado também podem ser utilizados para pagar diversos cursos em áreas como audiovisual, dança, fotografia, música e teatro. Grandim reforça que, a melhoria da formação cultural do profissional afeta diretamente em seu rendimento no ambiente de trabalho.

7. Farmácia
Além de se preocupar com o engajamento de seus funcionários, as empresas devem mostrar seu lado humano – que está refletido na preocupação em aspectos como a saúde do colaborador e de sua família. “Este benefício consiste em um valor estabelecido pela organização para a aquisição de medicamentos pelo funcionário. Dentre muitos aspectos, isso causa uma melhora na condição física e mental do beneficiado, reduzindo o número de abstenções”, explica Alan Ávila, diretor de produtos da ValeCard.

Crédito: Divulgação
Fonte: Midia Releases

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar