A arquiteta Eliza Schuchovski dá dicas de como trabalhar os espaços externos

Durante os dias de sol e tempo aberto, a área externa da residência se torna um dos locais mais aproveitados pelos moradores.

Crédito: Daniel Katz

Na hora de projetar esses ambientes, é necessário alguns cuidados para garantir um espaço agradável e acolhedor. O cuidado na manutenção também é fundamental para preservar a durabilidade dos itens escolhidos para a decoração do ambiente.

Crédito: Renata Salles
 
Segundo a arquiteta Eliza Schuchovski, à frente do escritório SCK Arquitetura, através de um bom diálogo que a arquitetura pode proporcionar entre os espaços internos com a parte exterior é possível ter um local mais agradável e acolhedor. “A integração de uma arquitetura com o espaço exterior consegue criar a sensação de ambientes maiores, mais amplos e frescos. Trabalhar estes locais como uma extensão do interior é uma forma de valorizar a obra. Os projetos que apresentam uma boa solução para o ambiente externo sempre são aqueles que visualizam essa área como uma extensão da interna, de uma forma que somados se tornam um grande espaço bem valorizado e resolvido”, explica a arquiteta Eliza Schuchovski.

Crédito: Renata Salles
 
No desenvolvimento da obra, alguns cuidados são necessários, como a escolha da iluminação, mobiliário e tecidos.

Crédito: Renata Salles

Normalmente, em projetos de área externa, não há cobertura ou paredes, porém quando estão presentes, a dica da arquiteta é explorá-los para trabalhar detalhes e elementos que potencializem o resultado. “Uma parede pode, por exemplo, em um projeto luminotécnico, se tornar um grande elemento iluminado ou através de arandelas ou por um efeito de “washing”, destacando a iluminação. Também quando temos um perolado ou simplesmente uma varanda - conseguimos trabalhar com spots de forro ou rebatedores que jogam a luz no teto e iluminam os espaços”, sugere Eliza Schuchovski.

Crédito: Daniel Katz
 
Para unir conforto, funcionalidade e beleza na área externa, Eliza dá algumas dicas: “o conforto do local está em harmonia com o controle da climatização do espaço. Por ser uma área aberta que tem relação direta com o tempo e clima, podemos trabalhar com pergolados ou árvores para criar sombras. A vegetação também funciona como um controle de temperatura que bem especificada poderá trazer frescor através das plantas, espelhos d’ água e fontes, e para o controle do frio, as lareiras externas são sempre bem-vindas”, recomenda.

Para o conforto desses espaços também é importante o cuidado com a especificação do mobiliário, para garantir a durabilidade do produto. E como resultado, os moradores terão uma área externa que prioriza o relaxamento, e também um ótimo local para reunir amigos e familiares.

 Eliza Schuchovski - Crédito: Renata Salles

Sobre SCK Arquitetura - Eliza Schuchovski

Da arquitetura estrutural ao design de interiores, o portfólio da arquiteta Eliza Schuchovski apresenta projetos residenciais, comerciais e corporativos com marcante brasilidade e sem excessos. A arquiteta conta com a expertise necessária para desenvolver projetos de arquitetura que encantam pelo equilíbrio, coerência e modernidade. Com a carreira consolidada através de mais de 200 projetos assinados e um dos nomes mais lembrados nas principais mostras de arquitetura e decoração de Curitiba (PR), Eliza segue desde março de 2017, um caminho próprio na profissão com o escritório SCK Arquitetura, cuja palavra de ordem é personalidade. 

Créditos: Renata Salles e Daniel Katz
Crédito Foto Destaque: Daniel Katz
Fonte: Mcomm Comunicação