Construtora paranaense, uma das primeiras do Brasil a construir uma residência nas especificações ambientais do Selo GBC Brasil Casa, recebe certificação na categoria Ouro com projeto da Casa Onda.

A construtora Greenwood, pioneira no Paraná em construções sustentáveis, acaba de receber a certificação Ouro pelo Green Building Council Brasil, no referencial GBC Brasil Casa, com o projeto da Casa Onda, construída na cidade de Castro, no Paraná, que recebe a assinatura da arquiteta Mônica Menarim Requião.


Referência nacional em construção sustentável, o GBC Brasil reconhece casas e condomínios que são construídos de forma socioambiental adequada, enfrentando desafios ambientais como o uso racional de água; conservação de energia; redução da geração de resíduos e das emissões de gases de efeito estufa; qualidade ambiental interna; entre outros. 


Para a engenheira civil e diretora da Greenwood, Syonara Thomé Beira da Silva, receber uma certificação como essa é a certeza de que a construtora está no caminho certo. “A Greenwood é movida a desafios. Sempre que nos deparamos com um novo desafio com o GBC Brasil, vemos o retorno e somos reconhecidos, temos a certeza de que estamos no caminho para construir as melhores e mais ousadas casas do Brasil”.


A Casa Onda apresenta a utilização do steel frame - um sistema construtivo sustentável que tem como principal material estrutural o aço galvanizado, 100% reciclável - juntamente com a alvenaria convencional em sua estrutura,  em composição com o uso da lã de pet, com excelente performance a partir de material reciclável, em substituição à lã de vidro no isolamento acústico e térmico. 
             
CASA ONDA
A estética orgânica da Casa Onda reforça sua proposta sustentável, aponta a arquiteta Mônica Menarim Requião, que assina o inovador projeto arquitetônico, e também de interiores. “O steel frame foi uma opção que tem um forte impacto positivo, em termos de sustentabilidade. O aço é um material de altíssimo nível de renovação. Além disso, a estrutura é toda parafusada. Praticamente não tem desperdício de material”, avalia a arquiteta que é especializada em construções sustentáveis.

Ela destaca no projeto a composição com a manta pet para o isolamento. “O resultado é excelente e este também é um material reciclável”, ressalta. “Ressalto também a geração praticamente zero de resíduos. Tudo foi reciclado, revendido a outras indústrias ou doado.”, estima a arquiteta.


SOBRE A CONSTRUTORA GREENWOOD

No mercado desde 1996, a Construtora Greenwood apostou no atendimento personalizado para consolidar sua presença no mercado da construção civil. Essa vertente foi o motivo pelo qual o empresário Maurício Beira da Silva e sua esposa, a engenheira civil e empresária Syonara Thomé Beira da Silva, decidiram inaugurar uma construtora para criar residências de alto padrão. Com infraestrutura para administrar 40 obras ao mesmo tempo, 10 em fase de projeto e 30 em execução, com um mestre de obras exclusivo para cada obra, a Greenwood trabalha por taxa de administração sobre o custo total e global da obra. Um software desenvolvido especialmente para a empresa reúne informações de compras e cotações e auxilia na busca pelos materiais com a melhor relação custo x benefício. A sustentabilidade, aliada à economia de materiais e energia nos canteiros de obras, é prioridade da Greenwood. 

Créditos: Divulgação
Fonte: Mcomm Comunicação Dirigida