Em maio, Ibape/SP promove seminário técnico para discussão dos aspectos socioeconômicos no processo de desapropriação


O Ibape/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo) promoverá no dia 16 de maio (quarta-feira), das 13h às 18h na sede do CREA/SP, um seminário sobre Avaliações em Desapropriações – aspectos técnicos e metodológicos para a determinação do justo valor de indenização. 

Além de expor a desapropriação como um dos principais desafios à execução de obras no Brasil, sobretudo aquelas de melhoria da infraestrutura, o propósito do evento é apresentar propostas, discutir estratégias e abordar aspectos relacionados a reciclagem profissional e aprimoramento da técnica de avaliação para engenheiros e arquitetos, abordando aspectos relevantes e polêmicos nas verificações destinadas às desapropriações, como áreas remanescentes, aspectos ambientais, impacto na comparação entre diferentes localizações, critérios de cálculos, metodologias aplicáveis, entre outros.

Entre as temáticas mais estratégicas, serão abordadas: "Normas Técnicas: a importância da uniformização de conceitos"; "Servidões Administrativas (linhas de transmissão e dutos enterrados) "; "Avaliação de Fundo de Comércio"; "Engenharia de Avaliações aplicada às Áreas de Preservação Permanente (APP) " e por fim, "Casos Polêmicos: aplicação de métodos indiretos x métodos diretos".

De acordo com o engenheiro Osório Gatto, ex-presidente do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo) e palestrante do seminário, o evento é uma oportunidade para a troca de conhecimentos sobre uma das questões consideradas mais delicadas para as obras no país. "A avaliação para desapropriação é sempre importante, pois parte dos investimentos em infraestrutura começam com as desapropriações onde precisam ser envidados todos os esforços para se atingir o justo valor".

O "Seminário de Avaliações em Desapropriações também terá como palestrantes os engenheiros Octávio Galvão Neto, Antonio Sérgio Liporoni, Ana Maria De Biazzi Dias de Oliveira e Laercio Simões.

Serviço:
Evento: Seminário - Avaliações em Desapropriações – Aspectos Técnicos e Metodológicos para a Determinação do Justo Valor de Indenização"
Data e hora: 16 de maio de 2018, das 13h às 18h
Local: CREA-SP
Endereço: Avenida Angélica, 2364 - Consolação, São Paulo – SP
Informações sobre inscrições podem ser obtidas no (11) 3105-4112 ou no site www.ibape-sp.org.br

Sobre IBAPE SP:

O INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO – (IBAPE/SP) -Filiado ao IBAPE - Entidade Federativa Nacional-órgão de classe formado por Engenheiros, Arquitetos e Empresas habilitadas que atuam na área das AVALIAÇÕES, PERÍCIAS DE ENGENHARIA, INSPEÇÕES PREDIAIS E PERÍCIAS AMBIENTAIS no Estado de São Paulo, fundado em 15 de janeiro de 1979.
Trata-se de entidade sem fins lucrativos com o objetivo congregar tais profissionais para intercâmbio e difusão de informações e avanços técnicos. Defende, ainda, interesses profissionais e morais dos seus associados e visa o aprimoramento profissional nas áreas afetas, realizando cursos , seminários, work shops, palestras, reuniões técnicas, livros, artigos e normas.

Crédito: Divulgação
Fonte: KBCOM Comunicação Corporativa