Com o tempo frio, a umidade pode passar "despercebida" e causar grandes estragos em roupas e ambientes da casa

O outono está chegando ao seu final e o inverno se aproxima.

O clima desta época do ano costuma ser mais frio e seco, por isso, é importante a adoção de alguns costumes que são benéficos para a saúde. Afinal sujeira, gordura, mofo, ácaros e o famoso "cheiro de guardado" das roupas são realmente prejudiciais e potencializadores das conhecidas doenças propícias ao período, como gripe, renite alérgica, sinusite, asma, entre outras.

Para evitar estes transtornos é necessário que todos os ambientes da casa tenham iluminação e ventilação adequados e principalmente que seja feita uma faxina apropriada e constante. A Aline Silva, Gerente de Marketing da Casa KM, dá algumas dicas para cuidados com alguns cômodos e também com as roupas. Veja abaixo:

1 – Para se livrar do bolor e do cheiro desagradável, é indispensável lavar casacos e malhas que ficaram por muito tempo sem uso no guarda-roupa, não basta apenas estender no varal para tomar sol. Lembrando sempre de separar as peças delicadas das mais pesadas e as coloridas das brancas. Para não estragar - dependendo do acabamento -, algumas peças não poderão ser lavadas na máquina. 

2 - Cortinas e tapetes também precisam ser lavados pelo menos a cada seis meses e as roupas de cama devem ser tocadas uma vez por semana.

3 - Ao lavar as roupas, cortinas, toalhas e lençóis é importante contar com um lava-roupas que tenha uma ação potencializadora para a remoção de sujidades e manchas, como o COQUEL Natureza Limpa - que é em pó, conserva bem as cores das roupas e é biodegradável -, ou o sabão líquido Sumper Super, que é concentrado e facilita a remoção das manchas, limpando e perfumando as roupas.

4 – Na limpeza da casa, para eliminar o pó é recomendável usar aspirador e pano úmido em vez de vassouras, que espalham o pó por todo o ambiente. Para deixar um perfume agradável no ambiente utilize um produto apropriado, como o Limpador Perfumado Casa&Perfume.

5 – O banheiro exige cuidado especial no combate ao mofo, por isso, depois de limpar com os produtos adequados, seque cuidadosamente com um pano seco, eliminando todo tipo de umidade.

6 – Evite deixar toalhas e panos úmidos no banheiro e também nos armários e gavetas, pois a umidade causa o aparecimento de mofo. Sempre os deixe em locais adequados para secarem completamente antes de guardá-los.

7 – No combate ao mofo, multiusos com ação desengordurante, como os da Casa KM, também ajudam na limpeza.

8 – Sempre é importante ler os rótulos dos produtos e seguir as recomendações dos fabricantes é fundamental, para que fique atento às orientações e saber se ele pode ser aplicado naquele local ou não, sem causar danos ou piora da situação.

Crédito: Divulgação
Fonte: Estilo Press