A arquiteta Eliza Schuchovski já usa a técnica em seus projetos

Elementos paramétricos estão se tornando cada vez mais parte da arquitetura, e promete ser tendência para o Morar do Futuro.

A arquiteta Eliza Schuchovski, do escritório SCK Arquitetura, já aderiu ao design paramétrico em seus trabalhos. As vantagens são diversas, a técnica possibilita trabalhar com geometrias complexas as quais seriam impossíveis de se conseguir através das metodologias tradicionais do design. Desta forma, as soluções geométricas dos projetos são mais inovadoras trazendo uma revolução com enfoque diferente aos paradigmas até então existentes, com propostas de projetos mais ricas e interessantes. 

 
A arquiteta Eliza Schuchovski explica que o parametricismo vem sendo utilizado em grandes escritórios de arquitetura como um método a ser aplicado em projetos. Neste caso, não se modela a geometria de uma forma direta, mas sim de uma forma indireta, através de análises de diretrizes pré-definidas.

A evolução da computação gráfica possibilitou através da programação e algoritmos que a análise de parâmetros possa determinar uma geometria de arquitetura ou design de produto.  “A arquitetura poderá ser um resultado para diversas diretrizes que podem ser determinantes, como uma forma geométrica, esforços de estrutura, clima, vento, insolação e também o comportamento dos usuários. Desta forma, o projeto paramétrico é o resultado da análise de dados diversos, como condições de luminosidade e/ou controle de temperatura, por exemplo. As programações gráficas e interfaces de modelagem em 3D - correspondentes a algoritmos fez a arquitetura dar um salto para o futuro.”, explica Eliza Schuchovski.


 
Portanto, para desenvolver este tipo de projeto, é necessário que os profissionais tenham conhecimento em programas que trabalham a computação gráfica, criando geometrias em interfaces gráficas através da análise de parâmetros por meio de algoritmos. “Analisar um parâmetro para gerar uma geometria possibilita um leque muito grande para encontrar uma boa solução. E nos traz um resultado assertivo, pois vem como resposta às diretrizes pré-definidas. Este design é um método que pode ser usado para fazer qualquer tipo de arquitetura ou produto”, destaca a arquiteta.
 
O escritório SCK Arquitetura já se utilizou do parametricismo para o design de alguns móveis. “Fizemos um ambiente para a loja do Grupo Thá e um painel para a Mostra Artefacto 2017. A arquitetura paramétrica oferece solução à realização de formas complexas como as formas orgânicas que desenvolvemos  nestes dois projetos. Na arquitetura estamos trabalhando uma residência em Itajaí, em Santa Catarina, que terá alguns elementos com formas geradas por meio da técnica, como a piscina, e o volume central de uma pele de vidro”, complementa Eliza Schuchovski. Essa tendência promete trazer um olhar mais apurado para arquitetura, cumprindo não apenas o seu papel de design, mas respeitando parâmetros de condições pré-existentes. 


Sobre SCK Arquitetura - Eliza Schuchovski
     Da arquitetura estrutural ao design de interiores, o portfólio da arquiteta Eliza Schuchovski apresenta projetos residenciais, comerciais e corporativos com marcante brasilidade e sem excessos. A arquiteta conta com a expertise necessária para desenvolver projetos de arquitetura que encantam pelo equilíbrio, coerência e modernidade. Com a carreira consolidada através de mais de 200 projetos assinados e um dos nomes mais lembrados nas principais mostras de arquitetura e decoração de Curitiba (PR), Eliza segue desde março de 2017, um caminho próprio na profissão com o escritório SCK Arquitetura, cuja palavra de ordem é personalidade.
 
Serviço:
Schuchovski Arquitetura
Endereço: Avenida do Batel, 1230, conjunto 906 – Batel
Telefones: (41) 3528-3328 e (41) 99723-4555
instagram: @eliza_schuchovski

 
Créditos Imagem: Divulgação
Fonte: Mcomm