Agenda Lifestyle

Edição 2019 do Mia Cara confirma datas

O Mia Cara 2019, evento dedicado a celebrar a cultura italiana, tem datas confirmadas.

E mais uma grande novidade: esta ano cresceu e vai acontecer em três cidades simultaneamente: Curitiba, Florianópolis e Joinville. Será realizado de 29 de maio e 9 de junho, com programação cultural totalmente gratuita – o único evento com cobrança de ingresso será a Feira Gastronômica. Nesta edição contempla eventos de música, artes visuais, moda, fotografia, dança e patrimônio histórico. A realização é da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção de Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, com patrocínio das empresas Havan e Unicesumar.

A abertura do Mia Cara acontece em Curitiba, com o violinista Francesco D’Orazio e o pianista Giampaolo Nuti se apresentando na Capela Santa Maira dia 29 de maio. O repertório inclui clássicos e contemporâneos, de Igor Stravinsky (“Suite Italienme”) até William Bolcom (“Graceful Ghost Rag)” e John Adams (“Road Movies”). Estão confirmadas ainda as canções “Sonata in Sol” de Maurice Ravel, “Due Pezzi” de Luciano Berio e “Improvviso n.2 ‘Un Diavolo Sentimentale'” de Nino Rota.

 

O evento foi criado em Curitiba e agora chega a sua nona edição. Como a área de atuação do Consulado italiano de Curitiba também compreende o estado vizinho, o evento se estendeu por iniciativa do cônsul geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa. Em 2018 estreou em Florianópolis e agora este ano chega a Joinville. A programação destaca apresentações de consagrados músicos eruditos italianos, como a violinista Olivia Centurioni, o pianista Davide Dellisanti, a soprano Francesca Ruospo, o violinista Francesco D’Orazio e o pianista Giampaolo Nuti. Estes dois últimos fazem o concerto de abertura do evento, dia 29 de maio na Capela Santa Maria.

Abertura:
Os músicos que tocam na abertura – Francesco D’Orazio e Giampaolo Nuti – contam com currículo internacional de destaque.

Nuti nasceu em Florença, onde iniciou os estudos de música, seguindo para Imola onde teve aulas com Franco Scala. Vencedor de diversos prêmios na Itália,se apresentou em dezenas de países, da Suécia e Alemanha até Quênia, China e Japão. Chegou a lecionar no México, na Rússia e em Bogotá, entre outros. Participou do consagrado Festival do Sol da Toscana, mais recentemente, e é regularmente convidado a participar de júris de competições internacionais de piano.

Com formação em violino e viola, Francesco D’Orazio nasceu em Bari, estudando posteriormente em Salzburg (Áustria) e em Tel Aviv (Israel). Se apresentou da Orquestra Sinfônica de Londres e na Orquestra Filarmônica de Xangai, além de ter sido convidado por instituições de prestígio como o Teatro Alla Scala de Milão e o Royal Albert Hall (Inglaterra). Em 2010, a Associação Nacional de Críticos de Música da Itália entregou a ele o prêmio de Melhor Solista. No ano seguinte, comandou o concerto de comemoração nos Estados Unidos dos 150 anos de unificação da Itália, em Washington.

Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br – crédito obrigatório

Todos os eventos culturais têm entrada gratuita. A programação completa será divulgada em breve no www.miacara.com.br

Crédito: Carlo Cofano / Divulgação
Legenda Foto Destaque: D´Orazio e Nuti
Fonte: FC Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar