Lifestyle

Dicas Master Chef para um churrasco de frigideira

O Master Chef e sócio do Boi and Beer, Vitor Bourguignon, dá dicas de preparo de diferentes cortes em casa

 

Em tempos de quarentena, por conta da pandemia do COVID-19, que tal preparar um churrasco para o pessoal de casa? Quem não tem uma grelha ou churrasqueira, pode ficar despreocupado. É possível sim fazer preparos dos mais diversos cortes à perfeição usando apenas uma frigideira.

“O segredo, além de ter à mão bons produtos e carnes certificadas, é ter uma boa frigideira. A minha preferida é a de ferro, que consegue chegar a uma excelente temperatura e ajuda a formar a crosta que a gente tanto gosta. Mas, caso você não tenha acesso, uma antiaderente ou outra de fundo triplo também funciona bem”, explica o chef e sócio do Boi and Beer, Vitor Bourguignon.

O especialista em churrasco afirma ainda que deixar as carnes em temperatura ambiente é um truque importante para que ela mantenha a suculência durante o preparo. No Boi and Beer, as carnes são resfriadas, o que permite levá-las da geladeira do açougue à frigideira. Lá é possível também comprar pedaços individuais embalados à vácuo, o que é ideal para quem quiser preparar um churrasco para uma ou duas pessoas em casa.

“Não costumo usar carnes congeladas, porque a perda da suculência (sucos da carne) é muito grande. Outra dica é colocar o tempero na hora de grelhar. Eu gosto de usar sal e pimenta, só”, explica.

Feito isso, aquecer bem a frigideira, durante, aproximadamente, cinco minutos, colocar manteiga com um fio de azeite já na superfície fervendo e, então, entrar com o corte de carne. “Para saber se a frigideira está em temperatura ideal, é só aproximar a mão com cuidado e sentir que é impossível tocá-la. Neste momento, pode jogar a gordura e a carne.”

Segundo o chef, de três a quatro minutos de cada lado para cortes altos, como ancho, bife de chorizo e prime rib, garantem um ponto perfeito. A manteiga pode ser saborizada com ervas, como alecrim e tomilho. “Usar a gordura para regar a carne enquanto grelha, dá um sabor todo especial ao preparo”, ressalta.

Outros cortes que podem ser feitos na frigideira são filé mignon, picanha, fraldinha e alcatra.

Truque final – “Ao tirar a carne da frigideira, é importante descansá-la por dois a três minutos antes de cortar e servir. Isso faz com que os sucos da carne se redistribuam entre as fibras e você tenha por consequência um ponto uniforme e uma carne suculenta”, finaliza Bourguignon.

O Boi and Beer entrega todas as carnes embaladas em casa: além dos cortes ideais para churrasco, os clientes podem pedir as carnes das linhas prática do dia-a-dia, todas embaladas à vácuo, além de produtos de churrasco, empório e bebidas, incluindo chope em growler. Os pedidos podem ser feitos pelo whatsapp (41) 98797-2960 ou pelo telefone fixo (41) 3328-4590, e também pelo aplicativo Rappi. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingos das 9h às 15h.

Sobre o Boi and Beer – Foi da paixão pelo churrasco que os amigos Alessandro Sprea da Silva, Hélcio Tessaro e João Carlos Artigas, uniram-se, em outubro de 2018, e idealizaram o Boi and Beer – um açougue moderno, no coração do Champagnat, com produtos de altíssima qualidade, aliados a um bistrô, aberto de terça a domingo durante todo o dia, que serve os cortes assados na parrilla, com acompanhamentos descomplicados, regados a uma grande variedade de chope. Em 2020, o Master Chef Vitor Bourguignon entra na sociedade, ao passo que a casa planeja uma expansão, com uma nova casa no Cabral, um centro de distribuição e o lançamento do Delivery.

Crédito: Divulgação
Fonte: Trio Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar