Lifestyle

Descobrindo o apaixonante Vale do Loire

Viajar pelo Vale do Loire, na França, nos leva direto para um mundo que parece um conto de fadas. Uma incrível experiência onde podemos ver de perto como era a vida de reis, rainhas, famílias nobres e seus majestosos castelos.

Não muito distante de Paris, cerca de duas horas, o Vale do Loire é uma região onde podemos explorar cidades históricas, visitar castelos, palácios majestosos e conhecer de perto lugares que já foram restritos aos mais nobres moradores da França.

Como não se apaixonar pelas belezas que saltam aos nossos olhos ao percorrer o Vale do Loire? Construções majestosas que guardam histórias de amor, traição, cobiça e poder.

Não se engane, nem tudo na realeza é um mundo de sonhos. Ao visitar os castelos nós podemos descobrir como a disputa pelo trono, a ambição e as traições moldaram a história da França.

Percorrendo o lindo Vale do Loire

Também conhecido como o Jardim da França, o Vale do Loire já foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A arquitetura única dos castelos é algo que contagia os viajantes que exploram a região. Melhor ainda é saber que boa parte dos castelos estão abertos para visitação interna. Uma experiência que torna a viagem ainda mais rica em história e beleza.

Dentro do Vale do Loire não é possível deixar de destacar os principais e mais famosos castelos da região: Amboise, Blois, Chaumont, Chenonceau e Chambord. Se o seu roteiro for flexível, visitar dois castelos por dia é o ideal –  assim o seu passeio pode ser feito com calma e de forma mais completa. Caso seu tempo seja mais apertado, uma maratona de 3 castelos por dia pode ser o mais indicado – apesar do tempo reduzido, ainda assim é possível aproveitar um pouco de cada castelo.

Desbravando os castelos do Vale do Loire

Cada castelo do Vale do Loire tem algo em particular, seja em sua arquitetura, os jardins, o interior ou mesmo a história que o envolve.

Ao visitá-los é muito comum nos identificarmos mais com alguns do que com outros e assim sempre acabamos definindo os nossos castelos preferidos.

Castelo de Chambord

Chambord é o maior castelo do Vale, construído dentro de um parque florestal com uma área que equivale ao tamanho de Paris. Um dos pontos curiosos do Castelo de Chambord é sua escadaria central, que muitos acreditam ser obra de Leonardo Da Vinci. Seu formato, semelhante a estrutura do DNA, permite aos visitantes que estão subindo não se cruzarem com os que estão descendo.

Da Vinci teve um papel importante na história do Vale. A convite de François 1º, que era apaixonado pela arquitetura renascentista, Leonardo se mudou para a França e fez do Vale do Loire a última morada.

Palácio Clos Lucé

Se você se interessa pela vida e criações de Leonardo Da Vinci, o palácio Clos Lucé, onde ele passou seus últimos anos de vida, é aberto para visitação. Lá podemos ver réplicas em tamanho real de muitos projetos do grande mestre.

Já para os viajantes que procuram por castelos menores e pitorescos, o Castelo de Chaumont não pode ficar de fora do roteiro. Charmoso nos mínimos detalhes, também nos conquista pelos seus jardins.É nesse castelo que acontece, todos os anos, o Festival Internacional de Jardins e Arte Contemporânea, que certamente vai deixar sua visita ainda mais especial.

Outro castelo apaixonante do Vale do Loire é o Chenonceau. Com seu interior muito rico em detalhes, eu preciso confessar que foi o mais especial na minha opinião.

Dicas do Vale do Loire


Para visitar os castelos, os vilarejos e as pequenas cidades do Vale do Loire, uma boa alternativa é alugar um carro. Assim você pode fazer as visitas de forma independente e no seu ritmo.

Para os que não querem dirigir, existem empresas particulares que oferecem os passeios pela região.

Outra atividade que recomendo no Vale do Loire são os passeios de bicicleta. Pedalar entre campos, fazendas, pequenos vilarejos e castelos é, sem dúvida, uma experiência inesquecível.

O lado gastronômico do Vale é algo que também se destaca. Além de provar sabores inigualáveis, os viajantes podem se aventurar por vinícolas e caves da região. Eu visitei o Vale do Loire a convite da AirFrance e Atout France. Foi uma experiência incrível por uma das regiões mais lindas da França. Uma viagem que recomendo para todos os estilos de viajantes.

Robson Franzói
Autor do blog UmViajante.com.br, o jovem de 29 anos é apaixonado por viagens, fotografia e ama descobrir lugares novos. Recentemente fundou com mais um amigo o Café do Viajante, em Curitiba. Um lugar para quem ama cafés e viagens.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar