Indústria Imobiliária

Disputada pelos incorporadores, nova imobiliária confirma aquecimento do mercado em novos moldes

SYM Imóveis contrata solucionadores para compor sua equipe de associados.

Lançada com o objetivo de ser o principal elo entre as incorporadoras e seus clientes, a SYM Imóveis, imobiliária idealizada pelo economista Cristiano Viana, ex-superintendente comercial da Tecnisa em Curitiba, fez sua estreia no fim do mês de abril com dois contratos de respeito. Daqui em diante, as estratégias de trabalho da própria Tecnisa, uma das maiores e mais inovadoras empresas do segmento, e da Monarca, sólida incorporadora de Curitiba, contarão com a assessoria do empresário, que soma 22 anos de experiência no mercado imobiliário.

Confiante na retomada do mercado, o empresário aposta suas fichas no novo negócio com a certeza de que pode solucionar o maior e mais atual problema do setor, as vendas.

“O mercado imobiliário viveu uma fase de pessimismo muito grande, mas o passado ficou para trás. Os estoques estão baixando, uma nova safra de lançamentos será comunicada ao longo deste ano, e isto significa que uma nova demanda anseia por um novo perfil profissional. Precisamos de especialistas para vender esses produtos”, afirma.

Formato inédito em Curitiba

Segundo o sócio-fundador da SYM, durante a concepção da empresa, ele investiu tempo para pesquisar, visitar e analisar os serviços prestados pelas principais imobiliárias da capital paranaense e de São Paulo, além de manter no radar as premissas das chamadas startups do segmento. “Eu consigo entender muito bem a necessidade do incorporador porque já estive no lugar dele. Por isso posso garantir que sei identificar as falhas no processo. E garanto que essa lacuna não será preenchida por empresas que oferecem tendências”, explica Viana.

A SYM adotou um formato inédito de trabalho para Curitiba, ela será a house de seus clientes incorporadores. Neste contexto, os corretores da imobiliária serão uma das principais fontes de informação sobre os produtos em carteira. “Eles serão o rosto e a voz dos nossos clientes”, adianta o empresário. Segundo Viana, existem alguns fatores que levam as incorporadoras a atribuírem a inteligência comercial à outra empresa. “A título de exemplo, nem sempre as incorporadoras possuem empreendimentos suficientes em carteira para fidelizar uma equipe própria”, pondera. Dentro desse cenário oportuno, a SYM irá oferecer um pacote de inteligência, que compreende suporte no desenvolvimento de empreendimentos e soluções de marketing e comercial – itens essenciais para suprir a carência dos incorporadores locais.

Investimento

De olho nos avanços tecnológicos que estão abraçando esse mercado, o fundador da SYM ressalta que a tecnologia já está trabalhando a favor da empresa. “Não há dúvidas de que os serviços imobiliários passam por uma fase de transição e, para nós, a figura do corretor não está em xeque. Muito pelo contrário, vamos concentrar investimentos para que eles se apropriem do DNA de cada imóvel dos nossos parceiros”, ressalta Viana.

Para o empresário, o que não muda no mercado imobiliário é o fato de que o incorporador quer vender e o cliente quer ou precisa comprar. “O cliente final costuma reclamar da falta de atenção das imobiliárias porque elas colocam o imóvel à venda e não prestam contas sobre a atenção dada ao produto. Por isso, iniciamos nossa operação imobiliária com a construção de um site inteligente, onde o destaque fica por conta da ferramenta de CRM (Customer Relationship Manager)”, explica Viana. “Para potencializarmos nossa gestão de relacionamento com os clientes finais vamos gerar relatórios quinzenais que irão revelar o número de acessos no site, nos portais e, consequentemente, visitas ao local”, completa.

Outras duas novidades consistem na utilização de uma ferramenta de pesquisa que permite avaliar o imóveis com muito mais precisão e mostrar ao proprietário o cenário de oferta e, dentro do site da SYM, a conexão direta com o WhatsApp da empresa, em vez de atendimento online. “Aqui, quando o cliente solicitar ajuda, o corretor já saberá exatamente qual o caminho percorrido pelo prospect dentro do endereço eletrônico e os produtos que lhe chamaram mais atenção”, detalha.

A SYM Imóveis irá operar, inicialmente, com R$ 150 milhões previstos para quatro lançamentos imobiliários, entre residenciais e produtos de uso misto, além de administrar R$ 250 milhões em estoque.

Serviços

A estrutura de trabalho da SYM é dividida em 3 categorias: House, Conecta e Prontos. A House irá atender com serviços personalizados os plantões de vendas dos incorporadores parceiros. Na sequência, a SYM Conecta coordenará uma plataforma de parcerias entre incorporadores e construtoras com imobiliária e corretores autônomos. “Já conectamos mais de 800 imobiliárias e corretores autônomos cadastrados. Atenderemos por plataforma um grande número de players que tenham empreendimentos de médio e alto padrão (A SYM não irá trabalhar com o segmento Minha Casa, Minha Vida)”, acrescenta o empresário.

A terceira unidade de negócios da empresa, por sua vez, terá foco no consumidor final. A SYM Pronto terá uma equipe ativa e treinada para trabalhar os imóveis de terceiros com a mesma importância dada aos lançamentos. Para entregar o resultado proposto pela estratégia, a SYM irá moldar especialistas para atender alguns bairros previamente selecionados. “Acreditamos que cada imóvel tem suas características e elas devem ser valorizadas em vez de permanecerem estáticas numa prateleira. Para isso vamos nos valer de produção de fotos, vídeos profissionais, ativações externas, além de divulgação nos principais portais imobiliários. Ou seja, vamos trabalhar toda a jornada do imóvel, da captação à venda”, reforça.

Empresa de foco

“Não temos a intenção de ser a maior empresa do mercado. Vamos vender nossos produtos por estratégia e não por oportunidade”, esclarece Cristiano Viana. De acordo com o empresário, a ideia é somar. Não somos uma empresa de nicho. Somos uma empresa de foco. Queremos oferecer personalização de atendimento dentro da padronização. Isso significa que se houverem problemas, vamos oferecer respostas. Teremos subsídios para informar porque um empreendimento deixa de ser vendido em detrimento de outro”, garante.

Para conseguir esse resultado, Viana contará com a ajuda de outros três sócios, Diogo José Marcondes, Marcos Simioni e Elvis Litttig Mugnaini – gerentes que integraram sua equipe de trabalho nos últimos oito anos de Tecnisa. “Nosso capital humano é muito forte. Sem dúvida esse é um dos nossos grandes diferenciais. Queremos fortalecer esse time com novos solucionadores e não apenas corretores”, frisa.

O desafio de identificar esses talentos será missão da psicóloga e consultora de carreira e gestão de pessoas, Licia Beletti, que tem em seu portfólio a criação de uma Universidade Corporativa para corretores. “Buscamos pessoas com inteligência emocional, segurança, empatia e habilidades para lidar, de maneira ativa, com as exigências do dia a dia. Trata-se de um tipo raro que resolve e não apenas presta consultoria”, completa a profissional. O trabalho, que será desenvolvido em médio prazo, visa apoiar quem está na ponta por meio de treinamentos específicos e complementares.

Serviço:

SYM Imóveis
Endereço:
Rua Nunes Machado, 68, loja 5, Centro.
Telefone: (41) 3046-2210 e (41) 99290-6464
Site: www.symimoveis.com.br

  • Crédito: Celso Pilati
    Legenda Foto: Ao centro, o sócio-fundador da SYM Imóveis, Cristiano Viana, ladeado pelos sócios (da esq. p/ dir.) Diogo José Marcondes, Marcos Simioni e Elvis Littig Mugnaini.
    Fonte: Verso THT Comunicação

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