Skip to main content

Segundo Josué Souza, diretor da Afortiori Josué Souza Imóveis, Curitiba, dentre as capitais, é a mais bem planejadas do Brasil. “Para questões urbanísticas a cidade conta com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, conhecido popularmente como Ippuc. Atualmente, a lei de zoneamento encontra-se em tramitaçao na Câmara Municipal, passando por várias comissões que compõem o legislativo para depois ser votado em plenário”, declara Josué.

A população da capital paranaense teve um papel importante nessa questão, pois, participaram de audiências públicas, o que revelou o interesse da população por saber mais sobre o futuro da cidade. Um grupo de instituições representantes do mercado imobiliário, composto por Sinduscon – PR, Ademi – PR, Secovi – PR, Fecomércio – PR entre outras, têm trabalhado fortemente em “sugestões para alcançarmos um alto nível de qualidade de vida para moradores e profissionais dos mais diversos ramos, como indústria, serviços, e comércio em geral. Ressaltando que não apenas o mercado imobiliário, mas diversas entidades participaram dessa discussão” afirma o diretor.

Milton Carlos Zanelatto, assessor parlamentar do vereador professor Euler, nos concedeu uma entrevista para esclarecer a atual situação da lei de zoneamento. “Após a audiência pública, realizada no dia (03/04), a proposta saiu da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além disso, a proposta deverá passar pelas comissões de Economia, Acessibilidade, Meio Ambiente e Urbanismo” explica Zanelatto.

O foco do projeto está no equilíbrio entre a questão urbanística e a viabilidade de empreendimentos que gerem emprego e renda para os cidadãos. O Zoneamento e Uso do Solo dão as diretrizes para o desenho da cidade. Para Josué, “a Ippuc tem trabalhado com maestria, e continuam a defender essa proposta que visa formatar uma lei que seja benéfica para toda a cidade”. A intenção da lei é manter os direitos de usos, bem como corrigir os excessos e regalias.

Consulta pública
Se você mora em Curitiba e deseja participar da consulta pública realizada pela Câmara Municipal, basta acessar esse link: https://www.cmc.pr.gov.br/zoneamento.php. Você também pode enviar dúvidas e sugestões sobre a nova lei de zoneamento pelo portal da Câmara.

Crédito: Divulgação
Fonte: Basetag