Indústria Imobiliária

AGL lança “edifício inteligente” de alto padrão em Curitiba

Projeto do residencial Tokaii inclui infraestrutura para portaria virtual, vagas para carros elétricos e tecnologia para conforto térmico, uso de energia solar, além do reaproveitamento da água.

 

Prestes a completar 10 anos em Curitiba, a AGL Incorporadora lançou, no último sábado (15), o Tokaii Residence. Primeiro empreendimento de alto padrão da empresa, o edifício será construído no bairro Água Verde e conta com soluções inovadoras. A planta, feita com um time de projetistas e consultores de diferentes áreas, inclui projetos inteligentes de segurança e sustentabilidade.

O Tokaii é um empreendimento autêntico, que faz uso da tecnologia para garantir segurança, conforto e economia para os futuros moradores. A localização é excelente e fizemos estudos para aproveitar todo o potencial do terreno. Com um time de consultores, antecipamos demandas dos edifícios do futuro”, conta o sócio diretor da AGL Luiz Antoniutti.

O projeto de sustentabilidade foi desenvolvido com a consultoria da professora da UTFPR Patrícia Peralta, CEO da EcoStudio Soluções Sustentáveis (Escritório Verde). Entre as inovações, estão vagas privativas para carregamento elétrico de veículos, reaproveitamento de águas pluviais e aquecimento solar com placas térmicas de tubos a vácuo. O sistema permite até 100% do abastecimento de água quente no verão para todos os apartamentos. No inverno, o mesmo sistema é complementado por aquecimento a gás.

Curitiba tem maior irradiação solar que cidades como Florianópolis, o que a torna uma localidade muito propícia para o uso dessa tecnologia, mesmo com eventos de baixas temperaturas. O uso de calor gerado passivamente, sem uso de matriz energética, gera benefícios ambientais, porque alivia a demanda do sistema de fornecimento de energia e gera economias substancias na conta do consumidor. O chuveiro elétrico é responsável em média por 30% da conta de luz das habitações residenciais“, explica a consultora.

O Tokaii terá todas as unidades com face Norte e faz uso da tecnologia de ponta para garantir o conforto térmico independentemente do clima. Para a fachada, foram feitos estudos de irradiação solar em todas as estações do ano. A partir dos estudos, foi escolhido um sistema diferenciado para a fachada, o que neutraliza o impacto do calor ou frio excessivos. Entre os itens selecionados para isso estão revestimentos de EIFS (External Insulation Facade System), com adesivos, placas isolantes, telas de reforço e acabamento de argamassa com resina texturizada. O conforto térmico também está nos sistemas de bloqueio de infiltração de ar nas portas e na escolha de janelas com vidros refletivos.

Sala de Estar Duplex

Outra inovação do empreendimento Tokaii é o projeto de segurança do condomínio, feito em parceria com o consultor Romildo Diniz, que tem 25 anos de experiência na área. Com uso da metodologia ISO 31.000, ele customizou um tipo de serviço inovador no Paraná, que parte de um estudo de três aspectos: a área de perigo, área de invasão e áreas de controle do empreendimento.

O projeto inclui mecanismos inteligentes de controle de acesso de pessoas e veículos em diferentes pontos do condomínio, o monitoramento eletrônico de áreas comuns e um sistema de portaria virtual. “Para o Tokaii, desenvolvemos um projeto que prevê a instalação de um sistema de câmeras integradas com o recurso de vídeo análise. Essas câmeras estão conectadas a um software de controle. Esse sistema de inteligência de vídeo dispensa recursos que criam um ‘efeito fortaleza’, como as cercas elétricas. Nesse projeto, nada agride visualmente a fachada. E as ferramentas são bem mais eficientes, afastando possibilidade de se burlar o sistema“, explica o consultor.

Além da fachada inteligente e sofisticada, conforto térmico e acústico, sustentabilidade e um projeto de segurança inovador, o Tokaii tem vários diferenciais de conforto e qualidade. O apartamento tipo padrão, com 145m², tem três suítes, ampla sacada com churrasqueira integrada à cozinha e sala de estar. As suítes master, com 226 m2 e terraço privativo, oferecem banheiros senhor e senhora, com opção para inclusão de uma banheira de hidromassagem.

O projeto otimiza os espaços, com aproveitamento da área de circulação para armários e ambientes amplos e funcionais. “As suítes são espaçosas e as unidades são servidas de garagens com medidas superiores ao usual. Com apenas 20 unidades, o Tokaii foi pensado para pessoas que apreciam a excelência e um toque de exclusividade”, complementa Sabrina Slompo, da Sasis Arquitetura.

A área comum do edifício tem ambientes internos e externos integrados e  inclui salão de festas com churrasqueira e lounge externo, espaço gourmet com área para jogos, brinquedoteca com espaço interno e playground ao ar livre, além do espaço fitness, com academia e circuito para prática de atividades funcionais. O projeto de interiores é assinado pelas arquitetas Elaine Zanon e Claudia Machado (Arquitetare) e o projeto de paisagismo, por Claudia Canales (Atelier das Plantas).

Sacada Duplex

As obras de construção do Tokaii Residence iniciam em Agosto de 2019 e a entrega do empreendimento está prevista, para o Novembro de 2021

Serviço:
Plantão de vendas: todos os dias, das 9h às 18h.
Rua Murilo do Amaral Ferreira, 72.
Telefone: 41 3246-5035 – www.tokaii.com.br.

Crédito: Divulgação
Legenda Imagem Destaque: Tokaii Residence Fachada
Fonte: Bombai Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar