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Marcus Araujo é especialista em análise de dados imobiliários e, há 25 anos fundou a Datastore que aprimorou o conceito de pesquisas imobiliárias em todo o Brasil.

A empresa possui o maior acervo de informações sobre demandas imobiliárias dos brasileiros, abrangendo desde comunidades e terrenos em bairro planejado ou em loteamento fechado, apartamentos de todas as categorias, imóveis na praia, no campo, salas e lajes comerciais, hotelaria, galpões logísticos. São mais de R﹩ 555 bilhões em VGV pesquisados. O interessante dessa história é que Marcus não se limitou a uma região específica do Brasil e percorreu todo o território com uma equipe de pesquisadores para estudar e fornecer dados para empresas do setor imobiliário de todas as localidades brasileiras.

Durante esse tempo de formação de acervo, Marcus formou um olhar analítico e explica que, através das pesquisas Datastore, eles buscam “identificar o melhor produto para a maior demanda, para a maior velocidade de vendas e o maior preço possível do VGV total do empreendimento”, por conta disso ele elenca cinco pontos como exemplos para quem quer lançar um empreendimento e precisa pensar em quem vai comprar o imóvel:

  • Invista em empreendimentos menores

As pessoas estão sofrendo para manter imóveis grandes. Unidades pequenas ou os famosos compactos são fáceis de manter, reformar e alugar. Quem tem casa grande sofre com custos de manutenção. Dói mais manter uma casa grande do que viver em um espaço menor, mas com itens que podem ser compartilhados podem atrair mais.

  • Espaço para pets

Os animais de estimação estão dentro de casa e fazem parte da família atualmente. Dê atenção à demanda pet na hora de pensar em um novo empreendimento e, mesmo na hora de vender, dentro do estande, oriente o corretor para que ele explique as vantagens de um espaço para pets em sua abordagem com o cliente.

  • Redução da taxa de condomínio

As pessoas não querem pagar caro nem taxa de condomínio nem o IPTU, por isso estão optando por unidades compactas. Os novos empreendimentos precisam oferecer serviços que possam ser cobrados à medida que o morador utilize. As construtoras precisam prever formas de reduzir as taxas de condomínio.

  • As pessoas estão vivendo mais e as construtoras precisam pensar nesse público

A maior conquista do século 21 é a longevidade, menos pessoas nascem e mais pessoas estão vivendo mais e melhor. Para atender isso, as construtoras precisam atender essas duas grandes demandas: primeiro, os jovens querem imóveis menores, práticos, bem localizados e com formato de locação e os seniors querem imóveis um pouco menores, mais práticos, focados em experiências, mas ainda formato de aquisição. Eles não querem pagar condomínio alto, querem aproveitar as possibilidades novas de experiências e viagens que a economia digital trouxe através dos aplicativos.

  • Big Data

É impossível que o setor imobiliário ainda tenha produtos de apartamentos e terrenos sendo definidos apenas pela percepção do empreendedor ou de um grupo pequenos de profissionais como arquitetos, gestores de imobiliária, corretores. O produto imobiliário deve nascer da demanda, ou seja, da opinião do mercado, das pessoas, por isso é muito importante as empresas de pesquisas e o banco de dados que elas geram a partir das pesquisas.

Sobre a empresa

Datastore é uma empresa especializada em pesquisas para o setor imobiliário. Fundada por Marcus Araujo em 1994, a empresa possui o maior acervo de informações sobre as demandas imobiliárias dos brasileiros, que abrange desde grandes comunidades planejadas, terrenos em bairro planejado e em loteamento fechado, apartamentos de todas as categorias, imóveis na praia, no campo, salas e lajes comerciais, hotelaria, terrenos até galpões logísticos. Já foram pesquisados mais de R﹩ 555 bilhões em VGV imobiliário desde 1994 de todas as categorias com inteligência de pesquisas da Datastore.

Crédito: Divulgação
Fonte: Digital Trix