Artigos

Conheça alguns mitos e verdades sobre consórcios

Com o conceito de compra compartilhada, consórcio é uma opção simples e segura de investimento

 

Investir em consórcio, à primeira vista, pode gerar dúvidas e receios. Mas basta desmistificar os pré-conceitos com informações corretas para notar o quanto o consórcio é uma modalidade de investimento com benefícios mais vantajosos do que outras opções de crédito para aquisições de veículos de passeios e pesados como maquinário agrícola ou mesmo um imóvel.
O consórcio é uma maneira compartilhada de poupar dinheiro, ideal para quem tem um objetivo planejado e, por isso, é que não são incutidos juros e os custos diretos são menores. O interessado compra uma fatia dentro de um grupo em formação e todas as pessoas integrantes colaboram para a compra do seu bem com pagamentos mensais. Para William Rachid, diretor do Porto Seguro Consórcio, algumas pessoas ainda têm dificuldade de fazer um planejamento pessoal e não conseguem programar uma aplicação. “É importante consultar um Corretor de Seguros para escolher a melhor modalidade de acordo com o seu perfil. Depois é só determinar o valor mensal para investir e acompanhar mensalmente o desempenho do grupo de consórcio escolhido”, completa o executivo.

Confira a seguir as principais dúvidas mais comuns referentes aos contratos de consórcios.

A contemplação depende da sorte?
Mito. Mesmo que não seja sorteado, você será contemplado ao final do contrato. Além disso, o indivíduo pode ofertar lances durante a vigência do grupo, o que aumentam as chances de contemplação.

Todas as administradoras oferecem as mesmas condições?
Mito. As administradoras seguem a regulamentação estabelecida pelo Banco Central, mas é importante pesquisar sobre a empresa contratada, levando em conta o histórico dos grupos, reputação no mercado, benefícios oferecidos e, até mesmo pedindo indicações de pessoas que tiveram uma boa experiência. Nesse momento, o apoio de um Corretor de Seguro ou um Consultor especializado é fundamental.
O Porto Seguro Consórcio trabalha com grupos para imóveis, veículos leves e pesados. Segundo Rachid, a companhia atua com variedade de planos e taxas administrativas, além de outros diferenciais.

O consórcio é uma opção mais econômica?
Verdade. O consórcio tem se tornado uma opção mais viável do que outras alternativas do mercado para a aquisição de um bem por conta do não pagamento de juros e menos burocracias. Essas condições despertam o interesse de pessoas que procuram investimento flexível e atraente.
Posso adquirir um crédito e depois mudar esse valor no andamento do grupo?
Verdade. Caso você adquira um valor de crédito e por algum motivo queira aumentar ou diminuir você tem essa flexibilidade desde que o crédito proposto componha no valor do grupo e obedecido algumas regras contratuais.

Sobre a Porto Seguro
A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 17,5 milhões de clientes, 13,5 mil funcionários, 12,5 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguay – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.

Crédito: Divulgação
Fonte: Imagem Corporativa

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar