Artigos

Como ser um profissional feliz no trabalho?

Confira dicas do consultor de carreira da ESIC Internacional para ser um profissional feliz

 

As incertezas da economia brasileira afetam diretamente o mercado de trabalho. Não apenas as pessoas que perdem o emprego, mas também quem ocupa uma vaga, pois, em todos os setores, o clima é cada vez mais competitivo.

De acordo com o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, é importante buscar sempre alcançar metas e ter destaque profissional. “É possível enfrentar os desafios e as pressões do trabalho com felicidade. É comum encontrar pessoas que não se dão conta da importância do que fazem, por isso é preciso sempre ter em mente a importância do trabalho que se realiza diariamente”, explica.

Se colocar no lugar dos líderes, participar das conversas evolutivas e das soluções são ações que fazem com que o profissional possa estar presente e contribuir com a empresa. “Esteja disponível para contribuir com o que for preciso e possível. Isso fará o profissional se sentir mais feliz a cada realização”, afirma Weiler.

Avaliar a própria performance de trabalho e observar as oportunidades de melhoria é uma dica importante. “Como você avaliaria o seu trabalho se fosse seu líder, seu par, seu liderado, seu cliente, seu fornecedor? Reflita sobre isso. Preste atenção nos feedbacks que recebe, sejam eles formais ou não. Ter a consciência do desempenho torna o profissional mais confiante e, consequentemente, mais feliz”.

Segundo o especialista, colaborar com outros profissionais é um dos pontos principais para atrair felicidade no trabalho. “ É preciso ser participativo, cultivar bons relacionamentos, tratar todos com respeito, tolerar as diferenças, entender que as pessoas são diferentes, agem diferentemente, aprendem diferentemente e cada um tem seu tempo, seu jeito”.

 

Gostar do que se faz, enxergar a importância do trabalho e manter bons relacionamentos colaboram para um dia a dia mais leve e produtivo. “Coloque o foco no que é positivo: isso traz forças para contribuir com melhorias e enfrentar novos desafios”, finaliza Weiler.

 

 

 

Sobre a ESIC Internacional:
A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e  Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em sete áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), ExecutiveEducation (cursos sob medida e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

Crédito: Divulgação
Fonte: Trio Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar