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Compreensão comunicacional é tema de palestra promovida pela Amcham em Curitiba

 

Empresas de todos os continentes têm se deparado com o que, talvez, seja a maior dificuldade no mundo corporativo nos dias atuais: a comunicação não compreendida. Pode parecer, mas não é fácil fazer o outro interpretar como se quer ser compreendido.

Para Renata Frank, empresária e Master & team coach, durante a palestra ‘‘Comunicação não é o que eu falo: é o que o outro escuta’’, realizada pela Amcham Curitiba, fazer com que o outro compreenda da forma correta a informação beneficia as empresas. ‘‘Essa compreensão traz melhor resultado. Assim, você consegue ter mais desempenho na comunicação, mais confiança e troca’’, diz. ‘‘Se você tem uma confiança estabelecida, utilizando a linguagem adequada nessa relação, atinge suas metas e objetivos’’, afirma.

Para obter uma melhor comunicação em que os dois indivíduos compreendam o que o outro quer passar, Renata deu algumas dicas:

Entender que o outro não tem a mesma visão de mundo que você: saber que, apesar de estarem em ambientes comuns, como a empresa, os dois tiveram caminhos distintos que os levaram até ali e que podem levá-los para lugares diferentes no futuro.

Trabalhar a empatia: colocar-se no lugar do outro para entender e enxergar como a perspectiva daquele indivíduo afeta na compreensão da comunicação.

Estabelecer uma confiança: mostrar que, apesar de posições distintas, você compreende a situação da pessoa e que ela pode confiar em você para estabelecer uma comunicação que utilize a linguagem adequada.

Entender a necessidade de outro: estabelecendo a confiança, a comunicação se mostra um meio para compreender o que o outro está tentando mostrar e resolver.

Saber se o outro quer estabelecer uma comunicação adequada: para que todos os outros itens aconteçam de forma natural e espontânea, é preciso notar se o outro indivíduo deseja estabelecer uma comunicação em que haja confiança. Para isso, é necessário notar pequenos aspectos como demonstração de interesse na conexão que se deseja formar, se há uma abertura para iniciar essa conexão que resultará na comunicação e se, caso a comunicação tenha tido um início, há o interesse em continuá-la.

Sobre a Amcham
A Amcham (Câmara Americana de Comércio) é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5.200 empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A Amcham visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplifiquem o conhecimento de seus associados.

Crédito: Divulgação
Fonte: PG1 Com