Arquitetura

Terceira Idade: Yamamura traz recomendações e cuidados para iluminar a casa

A partir de dicas fáceis, confira como a iluminação pode contribuir para a criação
de um ambiente seguro e confortável para o idoso

 

Em 1º de outubro vamos celebrar o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Atualmente, segundo o IBGE, quase 15% da população brasileira tem acima de 60 anos, número que tende a crescer nas próximas décadas. Segundo os principais órgãos de saúde, a partir desta idade algumas doenças relacionadas à visão se tornam mais recorrentes. Sendo assim, para que todos conquistem mais qualidade de vida e autonomia nesta fase da vida, é essencial preparar a casa com uma estrutura adequada. Pensando nisso, a Yamamura indica alguns cuidados simples com a iluminação do lar, com o intuito de promover o bem-estar e a segurança. Confira!

Áreas bem iluminadas
Na hora de realizar o projeto luminotécnico é importante incluir um número maior de pontos de luz, de forma que fiquem alocados em lugares estratégicos dos ambientes. Quanto melhor a distribuição desses pontos, mais clara será a visualização dos caminhos para circulação, evitando acidentes.

Modelos mais recomendados
Peças como pendentes, arandelas, abajures, luminárias de mesa e de piso são boas pedidas para iluminar paredes, corredores, mesas e outros móveis da casa. Spots, embutidos de solo e balizadores, entre outras luzes de apoio, são opções para iluminar paredes, escadas, corredores e pisos. Na dúvida, procure um profissional da área, como arquiteto, designer ou especialista de iluminação, para indicar mais possibilidades de utilização.

Luminárias para cada situação
Uma boa alternativa é a inclusão de peças dimerizáveis, que possibilitem o ajuste gradual dos focos luminosos, de acordo com a necessidade.

Crédito: Emerson Rodrigues – Projeto de Carmen Avila com peças da Yamamura

Temperatura de cor
Para garantir aconchego ao ambiente, uma dica é utilizar a temperatura de cor entre 2400K a 3000K (branco quente) ou então até 4000K (neutro).

Luz Indireta ou Semi-Indireta
O ideal é que as peças sempre possuam uma película leitosa ou anteparo para que a luz tenha um efeito semi-indireto ou indireto. A lâmpada defletora ou de bulbos, com globo leitoso, é bastante utilizada porque ajuda a evitar o ofuscamento da visão.

Da esq. para a dir.: lâmpada defletora que evita o ofuscamento; balizador; plafon de luz indireta e abajur

Quartos perfeitos
Luzes de apoio, como arandelas e abajures, podem atuar como complementos da iluminação geral. É melhor que sejam dimerizáveis, permitindo que o usuário possa aumentar ou diminuir a intensidade de luz conforme a necessidade do momento, seja para uma leitura, por exemplo, proporcionando maior comodidade.

Dicas Imperdíveis
É importante lembrar que o acompanhamento médico e oftalmológico é essencial, sobretudo na terceira idade. Assim o especialista poderá indicar tratamentos e alternativas para garantir uma melhor qualidade de vida. E, para quem quer conhecer mais sobre temas da área da iluminação, pode acessar o novo Blog da Yamamura: blog.yamamura.com.br

Sobre a Lustres Yamamura
Há 46 anos, a Lustres Yamamura se destaca no mercado por oferecer soluções completas em iluminação – tanto decorativa quanto técnica – alinhadas à qualidade, preço competitivo e um verdadeiro time de especialistas. Considerada a maior megastore do segmento da América Latina, a marca conta com um mix de mais de 18 mil produtos, com destaque para os itens exclusivos e importados das linhas de cristais contemporâneos, além de uma grande variedade de lustres, pendentes, arandelas, abajures, luminárias, spots, plafons e ventiladores, sendo ainda referência em LED no Brasil. A marca possui lojas na Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas e São Bernardo do Campo, além da loja online.

Serviço:
Lustres Yamamura

Blog: blog.yamamura.com.br
Instagram: @lustresyamamura_
Facebook: lustresyamamura
Youtube: lustresyamamura

Lojas
Loja Online: yamamura.com.br (Para todo o Brasil)

Crédito: Emerson Rodrigues – Projeto de Carmen Avila com peças da Yamamura
Fonte: DC33 Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar