Arquitetura

Sul da Itália, com sua clareza e sofisticação, inspira a vitrine de Jayme Bernardo e Glei Tomazi na Mostra Artefacto Curitiba 2018

Arquitetos fazem referência ao clássico “O Carteiro e o Poeta”, de 1994, dentro da temática Décor + Cinema proposta pela mostra

 

Em 2018 é o cinema que dá o tom aos projetos apresentados na Mostra Artefacto Curitiba, cujo coquetel de abertura está marcado para a sexta-feira, 24 de agosto. A partir da segunda-feira seguinte, 27 de agosto, o público poderá visitar e conhecer a vitrine assinada pelos arquitetos Jayme Bernardo e Glei Tomazi, do escritório Jayme Bernardo Arquitetura & Design que, dentro do tema Décor + Cinema proposto pela mostra, mergulha no universo da sétima arte e seus filmes, temas, personagens, diretores e cenas memoráveis. O Living assinado pelos arquitetos é inspirado no filme “O Carteiro e o Poeta”, de 1994, dirigido por Michael Radford, e poderá ser visitado pelos próximos três meses, até novembro, na loja Artefacto Curitiba, localizada na Rua Comendador Araújo, 672, no Batel.

“Escolhi esse filme porque me marcou muito pela sensibilidade da narrativa e, principalmente, pela fotografia. Il Postino é o título original em italiano e retrata paisagens deslumbrantes do sul da Itália. As cores, as texturas dos materiais e a cultura local são elementos muito inspiradores”, assinala Jayme. Amantes do cinema sabem que o premiado “O Carteiro e o Poeta” fez história por sua beleza e simplicidade. A trama se passa em um minúsculo vilarejo siciliano localizado na Ilha de Salina, no arquipélago das Ilhas Eólias, com uma fotografia fascinante e cenários de uma Itália deslumbrante. O olhar poético do filme sobre a beleza da natureza, sua espontaneidade e naturalidade capazes de suscitar diferentes sentimentos e percepções, é o que buscam Jayme e Glei com o ambiente que assinam.

No espaço, a temática da mostra ganha vida na arquitetura pelos acabamentos claros, quase brancos, junto a uma decoração sóbria e uma escolha caprichada de objetos que se somam ao conceito. “Um grande diferencial desse espaço é a integração com o paisagismo. São três faces envidraçadas e abertas para o jardim, então desenvolvemos um painel com prateleiras para criar o efeito de pano de fundo e também dar espaço aos objetos que reforçam a ideia do tema”, explica Glei Tomazi.

Ponto alto do ambiente, duas telas de grande dimensão da “Série Arquitetura” de Carlos Eduardo Zimermmann, grande amigo e talentoso artista que os arquitetos homenageiam com imensa honra e respeito. “Em nosso trabalho sempre utilizamos muito as obras deste mestre e imagino ser esta mais uma oportunidade de prestigia-lo”, lembra Jayme.

A ideia, segundo os arquitetos, é que os visitantes do ambiente reconheçam de imediato o conceito da linha criativa em relação ao tema, e que ele possa ser útil como referência para criar um ambiente confortável, moderno e com muita personalidade. Toda a originalidade pode ser percebida nas cores, tecidos e texturas que predominam no espaço e fazem uma combinação de sofisticação absoluta. Entre as escolhas estão ratier de linho Malibu alvejado, ratier de linho Leblon alvejado, tampo de mármore Branco Carrara, acabamento gold, microtextura branca e vidro cristal.

Entre o mobiliário da Artefacto especificado para o projeto estão peças como Módulo Maddox, Puff Maddox, Mesa Lateral Vidre, Mesa Componível Brass, Mesa Lateral Fit, Mesa de Centro Yego, Mesa de Centro Halston, Mesa Lateral Star II, Poltrona Carrie Giratória, Poltrona Slue Giratória, Puff Jeff, Escrivaninha Enzo, Bandeja Ethro e Banco Indiana. O sofá Maddox, por possibilitar uma composição criativa com seus diversos módulos disponíveis, perfeitos para um amplo living, é considerado pelos arquitetos um dos highlights. O painel Tensoflex, que cobre uma das paredes, é responsável pela iluminação e ao mesmo tempo atua como elemento decorativo, também é destaque.

Um pouco sobre Jayme Bernardo e Glei Tomazi:

Jayme Bernardo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, onde também estudou Engenharia. Em 35 anos de atuação no mercado, o arquiteto tem uma trajetória de sucesso e já participou de várias edições da Mostra Arfefacto, tanto em Curitiba quanto São Paulo, seus ambientes sempre causam grande impacto, marcando a memória do público e movimentando o evento. Nesta edição, o arquiteto Glei Tomazi, um dos seus mais experientes colaboradores, divide a assinatura na parte criativa e montagem do espaço, com mais de 20 anos na equipe, contribui de maneira sistemática para os bons resultados, tanto em mostras como em todos os demais projetos.

Serviço:
Vitrine Living, por Jayme Bernardo e Glei Tomazi, na Mostra Artefacto Curitiba 2018
Inauguração: sexta-feira, 24 de agosto, às 19h30, em evento para convidados
Endereço: Artefacto Curitiba | Rua Comendador Araújo, 672 – Batel
Visitação: a partir de 27 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 14h, por três meses
Outras informações: www.artefacto.com.br

Crédito: Salvador Cordaro
Fonte: MCOMM Comunicação Dirigida

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar