Arquitetura

Plantas, sustentabilidade e aconchego: arquiteta apresenta “Apartamento dos Avós” na mostra Morar Mais por Menos

Ana Johns valorizou os laços entre avós e netos ao projetar o espaço, que pode ser visitado entre os dias 1º de novembro e 8 de dezembro

 

Um apartamento aconchegante, acessível e que remete ao laço entre avós e netos: esse é o conceito do “Apartamento dos Avós”, espaço criado pela arquiteta Ana Johns para mostra Morar Mais por Menos, que acontece no Shopping Crystal, em Curitiba. Com detalhes que garantem a segurança dos idosos e a essência que só a casa dos avós tem, o projeto valoriza, ainda, a brasilidade e os artistas locais.

A proposta da arquiteta abrange a área gourmet e a varanda de um apartamento de 50 m². “A varanda foi pensada a partir da relação que os idosos costumam ter com a natureza. Em geral, os jardins da casa dos avós são sempre especiais e trazem aconchego ao espaço. Além disso, a parceria com a loja Maragno, que cedeu os móveis para a cozinha, nos deu a ideia de criar uma área gourmet, onde toda a família pode estar reunida”, pontua a profissional.

Desta maneira, Ana Johns transformou ambos os espaços em uma verdadeira reunião familiar, com possibilidade para que os idosos recebam os filhos e netos sem perder a segurança. “Desenhamos um tapete no piso com o próprio revestimento, para não usar tapetes soltos, além optar por um porcelanato com textura natural, que é menos escorregadio. Também deixamos o ambiente bem iluminado e com um bom espaço de circulação, além de incluir suportes de canos ao lado do sofá de pallets, para que os idosos consigam se segurar e levantar com tranquilidade”, conta. De acordo com a arquiteta, todas as escolhas têm preços acessíveis para que as pessoas possam reproduzir sem estourar o orçamento.

A brasilidade do espaço ficou por conta da escolha para a parede: sem revestimento, a estrutura será pintada e contará com um mural executado pela artista plástica Ju Maia. “O tema da arte será família e ela irá trazer isso de uma forma diferenciada e original”. A decoração também terá detalhes sustentáveis e criativos, especialmente para área da varanda. “Essa área foi pensada de forma descontraída. Iremos criar um sofá de pallets, vasos reaproveitando materiais, pufes de tricô e outros elementos decorativos. Um dos destaques é uma a cadeira de balanço antiga, pertencente à minha família, que completa o ambiente”, explica.

Além da loja Maragno, também são parceiros da arquiteta as lojas Maxflex, Madvei, Revesttir, Raffinatto, Blest Iluminação, Scrock Pisos de Madeira e Adorniê, assim como as artistas Ju Maia e Raquel Lima, e os profissionais da A Casa Verdinha, Fridas Von Hand e Canário Handmade. A mostra Morar Mais por Menos acontece entre os dias 1º de novembro e 8 de dezembro, no Shopping Crystal, em Curitiba. Os ingressos estão à venda na Sympla, e variam entre R$ 20 e R$ 35.

Sobre Ana Johns Arquitetura:
Ana Johns é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo e mestre em Sustentabilidade e Arquitetura Nórdica pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Com experiência no ramo desde 2008, a profissional já desenvolveu trabalhos internacionais – no escritório Carvalho Araújo, em Portugal – além de atuar em diversos escritórios renomados em Curitiba, como o Maganhoto e Casagrande onde exerceu a função de gerente de projetos na área de arquitetura de interiores. Com essa visão diferenciada e ampliada da arquitetura, no início de 2016 fundou o escritório Ana Johns Arquitetura, com o objetivo de desenvolver de forma consciente projetos em todas as escalas.

Serviço:
Data: 1º de nov a 8 de dez
Horários: Terça à sábado: 10h às 22h | Domingos e feriados: 14h às 20h
Local: Shopping Crystal – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel, Curitiba – PR – PISO G1
Ingressos: https://www.sympla.com.br/morar-mais-curitiba__632412

Crédito: Francis Larsen
Fonte: 203 Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar