Arquitetura

Living e hall da família jovem marca estreia de Larissa Lóh na CASACOR Paraná 2019

Ambiente aposta no conceito eco-luxury, conforto dos materiais orgânicos e valoriza a arte – sem modismos, mas com uma pitada de brasilidade

 

Em sua primeira participação na CASACOR Paraná, a arquiteta Larissa Lóh assina o Living e hall da família jovem. Entitulado Mundo Orgânico Invertido, o espaço de 77 metros quadrados foi inspirado em uma família cosmopolita e ao mesmo tempo descontraída, que valoriza materiais orgânicos e prioriza conceitos de sustentabilidade sem abrir mão do conforto e da tecnologia.

O bem-viver e a integração são as premissas do projeto. O ambiente tem conceito atemporal e sem modismos, mas com uma pitada de brasililidade. A paleta de cores transita entre tons claros e escuros, deixando a arte prevalecer – a base neutra composta por branco, caramelo e cinza se contrapõe com preto e a um grande painel na cor ameixa. “O painel em tom ameixa com relevos de marcenaria faz alusão aos tapumes metálicos industriais e está presente em todos os pontos do ambiente, conectando o layout e trazendo unidade através da textura”, explica a arquiteta.

Materiais
O conceito eco-luxury ditou a escolha de materiais orgânicos, sustentáveis, rústicos e nobres que se fazem presentes dos acabamentos e mobiliário às obras de arte e objetos. “Esta mistura coloca em evidência o conceito casa viva da mostra”, descreve Larissa.

Já o vidro e o metal, que se destacam no projeto, são elementos “ancestrais”, com memória afetiva e de fácil reciclagem, assim como o granilite presente nos detalhes do mobiliário.

No hall, o túnel em madeira Tauari cria uma atmosfera natural em conjunto com o balanço Ipê. No living, o painel revestido de mármore Michelangelo Prime escovado contrasta com o painel ameixa, com aspecto metálico, e estabelece uma conexão com a escultura têxtil evidenciando o conceito orgânico. “Além da estética, a escolha do mármore Michelangelo vai de encontro a valorização de produtos e mão de obra locais atendendo ao conceito sustentável do projeto”, diz a arquiteta.

Mobiliário
Todo ambiente conta com mobiliário exclusivo da Artefacto e os móveis escolhidos visam o conforto e a sofisticação. O balanço Ipê feito em corda náutica, peça da Artefacto projetada pelo designer Sergio Matos, exala brasilidade e um aprimorado trabalho artesanal. A peça contemporânea – concebida com base em técnicas antigas de artesãos – é a grande estrela do hall e tem a vantagem de que pode ser usada indoor e outdoor.

As luminárias decorativas da Klaxon são fabricadas na Região Metropolitana de Curitiba e o tapete da Naturale Tapetes, em fibra e seda javanesa, também é de produção local. Os objetos são um mix da Internazionale Casa, acervo pessoal da arquiteta e alguns garimpos pela cidade. “Desde que comecei este projeto para a Casa Cor, alguns objetos como as garrafas em cristal e alguns livros foram me ‘encontrando’ e comecei a seleção”, lembra a arquiteta.

Arte
As obras de arte, todas da Soma Galeria, trazem ainda mais personalidade e exclusividade para o projeto da Larissa Lóh. Enquanto a escultura de Bruno Marcelino dá as boas-vindas, as fotografias de Antonio Wolf, nova série do artista, trazem leveza, as “caixinhas” de Guita Soifer guardam segredos e o painel de Barbera van den Tempel ‘brinca’ com os limites e faz pensar. “A obra Universos Paralelos, que participou da exposição individual de Barbera em 2018 no MuMA, revela as buscas da artista pelo comportamento dos materiais orgânicos em forma de arte. Um trabalho único que conforta”, descreve a arquiteta.

Além da Universos Paralelos, duas esculturas em feltro e algodão e outras duas em cerâmica, todas assinadas por Barbera van der Temple, estão no ambiente. “São peças que a artista buscou encontrar o limite dos materiais, explorando – de forma sensível e única – até seu máximo”.  

CASACOR Paraná 2019
Data: 17 de maio e 7 de julho
Endereço: Edifício Zoller Building Center, Batel – Curitiba

Sobre a profissional: Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Design de Interiores, Larissa Lóh já morou em Buenos Aires (Argentina), em São Paulo, e há quatro anos voltou para Curitiba, onde tem seu escritório, o Larissa Lóh Arquitetura e Interiores. Seu trabalho inclui projetos residenciais, corporativos e decoração de eventos, sempre em busca de inovação e conceitos originais aliados ao design contemporâneo e funcional. www.larissaloh.com

Crédito das fotos do ambiente: Eduardo Macarios
Crédito da foto social: Rinaldo Franco
Fonte: IEME Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar