Skip to main content

O projeto do Sesc Avenida Paulista, além de vencer como Melhor Projeto desta edição, conquistou o 1º lugar na categoria “Edificação Institucional”

 

O escritório Königsberger Vannucchi, que assina o projeto do SESC Avenida Paulista, foi o grande vencedor da 6ª edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável. Além de vencer como Melhor Projeto da edição, o SESC Avenida Paulista conquistou o 1º lugar na categoria Edificação Institucional.

A Saint-Gobain é referência mundial em construção sustentável e o prêmio já é consolidado como uma das principais premiações do setor de arquitetura no Brasil. Os vencedores foram escolhidos pela excelência em conforto, inovação e sustentabilidade.
O projeto do SESC Avenida Paulista, entregue em 2018, se destaca como uma extensão da própria avenida, se estabelecendo como um território livre a ser apropriado pelo grande público. Entre suas características estruturais o conceito se desenvolve nos grandes acessos, nas diversas áreas de convivência e até mesmo na escolha dos materiais, como o uso de vidros não reflexivos.

A opção pelo material, que aparece conjugado a placas de zinco na fachada, revela as várias atividades exercidas no interior do edifício. A arquitetura só se faz completa quando ativada pela circulação das pessoas, e para esta relação toda estrutura foi concebida pensando nas ações que serão desenvolvidas na Unidade, pautadas pelo trinômio “Corpo-Arte-Tecnologia”.
Os diversos espaços e serviços – Café Terraço, Comedoria, Biblioteca, Espaço para Crianças, Tecnologia e Artes, Salas para Práticas Esportivas e Espetáculos, Loja e Consultórios Odontológicos – foram distribuídos pelos 17 pavimentos considerando quatro aspectos básicos: a vizinhança entre atividades similares, os níveis de ruído produzido pelas atividades, o volume de público acessando a unidade e as visuais externas.

Além do efeito estético, a grande lâmina de vidro tem a função de antecâmara acústica e térmica, sempre ladeando um terraço interno ventilado naturalmente, que funciona como um anteparo aos ambientes refrigerados. Estes, por sua vez, têm suas vedações com o corredor definidas a partir da quantidade de luz desejada, em vidro com controle solar e os espaços para espetáculos e exposições são contemplados com blackout. As demais fachadas são vedadas com pré-moldados leves ou alvenarias, diminuindo desta forma as cargas térmicas e acústicas vindas do exterior.

Sobre o Prêmio Saint-Gobain: http://www.premiosaintgobain.com.br/

Sobre a Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Fundada em 1971, a Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados atua no desenvolvimento de projetos urbanos, residenciais, comerciais, hoteleiros, varejistas, institucionais e de uso misto. Responsável pelo projeto de empreendimentos premiados nacional e internacionalmente, o escritório já realizou mais de 1000 projetos, destes 340 já construídos.

Sobre os sócios
Jorge Königsberger é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie – FAU/Mackenzie. Foi professor na FAU/FAAP e na FAU/ Mackenzie, além de diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SP.
Gianfranco Vannucchi é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU/USP.
Ambos são ex-presidentes da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA.
Daniel Toledo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo – POLI/USP. Ingressou no Königsberger Vannucchi em 2013, e tornou-se sócio do escritório em 2016.

Crédito: Pedro Vannucchi
Fonte: Cobogó Relações Públicas