Arquitetura

Gabriela Casagrande assina a Suíte dos Avós na CASACOR Paraná 2019

Projeto pensado para um casal de avós jovem revela um ambiente intimista onde o conforto, a convivência familiar e a praticidade são imperativos.

 

Em sua primeira participação na CASACOR Paraná, a arquiteta Gabriela Casagrande assina a Suíte dos Avós, um espaço de 36m² pensado para ser um lugar de memória e crença para um casal de avós que valoriza a família e a religião. Reconhecida como uma das principais mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a 26.ª edição Paraná da CASACOR fica aberta até o dia 07 de julho no Edifício Zoller Building Center (Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423 – Centro).

Com revestimento em couro natural e iluminação indireta, a ideia de Gabriela para o espaço é que ele sirva para a contemplação familiar e religiosidade do casal. Tons pasteis, cinzas e verde no destaque compõem a paleta de cores, uma definição essencial para conferir as sensações de aconchego e sofisticação que o projeto pede. Materiais naturais como madeira e mármore e mobiliário em tons de cinza permeiam o ambiente, que traz uma poltrona em couro conhaque para se destacar no encontro das outras cores.

Para dar vida ao projeto, Gabriela fez uma pesquisa com jovens avós que valorizam o design, conforto e sofisticação, sem exageros. Até por isso a madeira e outros materiais naturais surgem em seu estado bruto, sem releituras. “Materiais naturais, que são recursos extraídos da terra, não precisam passar por processos químicos, o que colabora com o meio ambiente. Os produtos naturais ainda possuem alta durabilidade, além de serem peças únicas, uma vez que apresentam pequenas imperfeições naturais que não podem ser reproduzidas”, diz a arquiteta.

Como o espaço deve atender um casal de avós, a praticidade deve, acima de tudo, ser valorizada. Assim, o banheiro aberto é funcional em sua totalidade e acessível ao casal, tal como o espaço de leitura ao lado da cama. Os armários iluminados, por sua vez, facilitam a visualização e organização das roupas. A automação completa – iluminação, TV e cortina – também colabora para a comodidade, conforto e segurança. “Todo o controle pode ser feito pelo celular ou tablet. Em se tratando de avós com mais idade, que demandam cuidados especiais, essas funcionalidades se tornam ainda mais necessárias, podendo ser usadas por cuidadores”, coloca Gabriela.

Entre os highlights do projeto estão o painel em marcenaria com iluminação indireta e painéis em couro natural. Também se destacam o piso multiestruturado de madeira Tauari (da Formighieri, com lançamento oficial nesse ambiente), o mármore Michelangelo Nuovolato, chapas em MDF da Sudati, couro Infinity Cactus (da Zanquê, exclusivo para o projeto e com lançamento oficial nesse ambiente) e lâmina natural de carvalho americano.

Marco do espaço, o painel atrás da cama foi desenvolvido especialmente para a suíte com desenho exclusivo e iluminação indireta. Na curadoria de arte, obras assinadas pela artista plástica Juliane Fuganti, selecionadas na Zilda Fraletti Galeria de Arte. Uma delas é a peça mais valiosa do projeto.

Os fornecedores são Kalil Engenharia (engenharia e execução de obra), Matrix Engenharia (automação), Michelangelo (mármores), Maxi Marmoraria, Claldemar Móveis (marcenaria), Sudati (chapas de MDF), Artefacto (mobiliário), Cosy Home (cortina), Zanquê (couro e objetos em couro), Reveev Colchões, Artfire (lareira), Light & Co. (iluminação), Balaroti, Persépolis (tapetes), Zilda Fraletti Galeria de Arte e Deca (metais).

“A geração que chega agora à idade de ter netos está provando que ser avós não tem relação alguma com ser velho. Mais conectados, atentos a evoluções tecnológicas, seguros e produtivos, eles abandonam a imagem antiga que a sociedade em geral tem sobre os avós. A suíte, portanto, tende a proporcionar aconchego e sofisticação para esses jovens avós, sem perder a tradição. A fim de proporcionar um espaço íntimo, aconchegante e funcional, utilizamos materiais honestos, como madeira, pedras e tecidos naturais. Com iluminação indireta, é um ambiente que serve para a contemplação familiar e religiosidade do casal, buscando sempre bons fluidos”, resume a arquiteta.

Sobre a GC Arquitetura
O escritório GC Arquitetura foi fundado pela arquiteta e urbanista Gabriela Fuganti Casagrande. Seus projetos seguem a essência e o estilo que ela desenvolveu em seus anos de formação, atuando há mais de três anos com projetos de interiores, tanto residenciais quanto corporativos, além de projetos arquitetônicos e eventos. Conceitualmente, o escritório reflete um DNA jovem, elegante e atual, mas não denota essas características somente por conta da imagem fresh de sua fundadora. Nos últimos anos, a empresa tem percebido no mercado um potencial para propostas mais voltadas ao design, que realça as linhas puras e orgânicas das matérias-primas utilizadas. Busca-se explorar uma linha contemporânea e limpa, que traz consigo a perfeita combinação de elementos autênticos que transformam os espaços no qual estão inseridos.

Serviço:
Suíte dos Avós, por Gabriela Casagrande para a CASACOR Paraná 2019
Data: até 07 de julho
Local: Edifício Zoller Building Center (Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423 – Centro)
Ingressos: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/ ou na bilheteria do evento
Outras informações: (41) 3029-6956 e info@casacorparana.com.br

Crédito: Eduardo Macarios
Fonte: Mcomm Comunicação Dirigida

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar